Por que fazer o rastreamento de produtos no e-commerce?

O crescimento exponencial das vendas online pode ser percebido por qualquer varejista no último ano. Um levantamento do Mastercard SpendingPulse, por exemplo, apontou um aumento de 75% nos negócios do e-commerce brasileiro em 2020. E para manter esse tipo de operação em consonância com as necessidades e expectativas do consumidor, o rastreamento de produtos ganhou uma grande importância.


Mais do que ser uma ferramenta de controle da operação, o rastreamento de produtos é uma fonte fundamental de informações sobre a qualidade do trabalho. E mais do que isso: é um indicativo estratégico fundamental para acompanhar a satisfação do consumidor.

Para saber mais sobre a importância do controle das mercadorias no processo de entrega, veja as informações que separamos abaixo.

Consumidor no centro: o que seu cliente diz sobre seu negócio

Uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou, por exemplo, que consumidor atendidos em multicanais consomem 4% a mais que aqueles que em lojas físicas. Com isso, também se mostram mais exigentes com a experiência de compra.

E outro dado fundamental que revela a importância do rastreamento de produtos para o sucesso do e-commerce é o peso que a entrega de qualidade tem para a boa experiência do consumidor. Um estudo da PwC mostrou que mais de 60% dos consumidores aceitariam pagar mais caro para ter mais velocidade na entrega.

Neste cenário, não basta criar oportunidades de consumo online, mas é necessário desenvolver uma experiência diferenciada em toda a jornada do cliente, e em tempo real. E a entrega de qualidade tem um peso preponderante para o sucesso do cliente.

Além de estar mais ansioso pela entrega de seu pedido, o consumidor também deseja estar bem informado em todo o processo de relacionamento com a marca. Saber quando a mercadoria saiu para a entrega, em que ponto do trajeto está, quando saiu para a entrega do last mile, faz toda a diferença para ele.

Novas experiências impulsionadas pela digitalização

Como você viu acima, o rastreamento de produtos não é apenas uma questão operacional, mas uma tática fundamental de relacionamento com o mercado.

Na logística, alguns passos são fundamentais para essa conexão de valor com o consumidor. O primeiro deles é o investimento em novas tecnologias. Fornecer código de rastreio para o cliente é uma das vantagens desse tipo de investimento. Hoje o mercado já apresenta soluções de gestão logística que permitem a integração de toda a cadeia de distribuição.

Ao utilizar soluções de rastreamento da carga a empresa pode criar ações para o engajamento do cliente. Alertas sobre o status da entrega e mensagens em relação ao início da distribuição no last mile, por exemplo, podem ser realizados ao longo da entrega, inclusive de forma automatizada.

E o rastreamento de pedidos no e-commerce não é apenas fundamental para uma operação bem monitorada. Ele é uma ferramenta estratégica para a redução de custos, já que manter o cliente bem informado pode rastrear sua mercadoria e se preparar para recebê-la, diminuindo as devoluções.

Datas sazonais do varejo: aumente as vendas do e-commerce com organização

Por fim, o rastreamento não deve terminar no momento da entrega, mas pode ser uma forma de criar uma experiência de valor para o cliente. Ao finalizar o pedido, peça feedback sobre a jornada de compra para o cliente para, dessa forma, monitorar possibilidades de melhorias.

Mais do que uma ação operacional, o monitoramento de produtos é uma iniciativa estratégica para o e-commerce que deseja se aproximar e fidelizar o cliente, cada vez mais exigente.

Sua empresa já analisa essas possibilidades?

Ebook KPIs do E-commerce

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.