Gaslog garante ganhos com produtividade e previsibilidade dos fretes

Credenciada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para atuar em todo o território nacional, a empresa especialista na distribuição de GLP a granel conquistou melhorias no tempo e na visibilidade de suas entregas.

 

Trabalhando há mais de 18 anos na distribuição de GLP a granel por meio de suas duas bases operacionais  (uma na Região metropolitana de Curitiba – PR, e outra na cidade de Blumenau – SC), a Gaslog é a única empresa do seu segmento com equipe 100% própria de instalação e medição individual, e com modelo de contrato sem multa de rescisão, entregando excelência no dimensionamento e implantação de instalações para atender às demandas de clientes dos segmentos industrial, residencial, comercial, serviços e agronegócio.

O nome da empresa já traduz o seu propósito: ser o mais tecnológica possível no sentido de entregar uma experiência completa e satisfatória aos seus clientes. Assim, além da contratação de ferramentas Lincros para a gestão de suas entregas, a Gaslog também possui outros sistemas que auxiliam em notas fiscais, saída, venda, faturamento, e também  um sistema de medição e leitura do abastecimento de forma remota, para ter o controle sobre as necessidades de reabastecimento do cliente – especialmente naqueles localizados em regiões mais distantes.

E foi pensando na utilização da tecnologia para a digitalização dos processos que a Gaslog buscou a expertise da Lincros. Antes da contratação do Roteirizador Lincros, a roteirização ficava toda na cabeça do motorista: a Gaslog entregava para cada motorista a rota dos clientes que precisavam de reabastecimento, e motorista e ajudante, com base no seu conhecimento a respeito da rota, faziam a roteirização, com escolha do melhor percurso e sequenciamento de abastecimento. Mas este modelo trazia um gap muito importante para a empresa, pois quando havia algum desligamento ou trocava-se os motoristas de rota, a Gaslog perdia muito em termos de produtividade.

“Com a Lincros, resolvemos isso. Tínhamos a rota, mas não tínhamos a roteirização eficiente. Agora é outra vida. Agora a gente usa a ferramenta do jeito certo. Com a Roteirização Lincros é possível entregar para mais clientes em menos tempo. No operacional do dia a dia com certeza, a gente ganhou muito em produtividade, redução de hora extra, diminuição do tempo de percurso, desgaste do caminhão, entre outros fatores, nos permitindo inclusive economizar diesel em nossa gestão de combustíveis.”, comenta Marcelo Medeiros, Gerente de Operações da Gaslog.

Além destes ganhos em termos de produtividade, a ferramenta ainda trouxe dados estratégicos para a construção de um planejamento de expansão e crescimento para os próximos anos.

“Como estamos crescendo rapidamente na área comercial, passamos a precisar de mais caminhões, de mais pessoal… nesse sentido, estamos utilizando o Roteirizador para fazer o estudo para 2023, reformulando rotas e regiões, e por exemplo, aproveitando percursos na volta. Ou seja: a ferramenta nos ajuda até a ter uma noção de dados estratégicos para o crescimento. Estamos usando para nível de prospecção comercial, e também no nosso planejamento estratégico de abertura de mercados”, afirma o Gerente.

Em função dos caminhões trabalharem sob um regime severo (já que o abastecimento exige que os caminhões fiquem ligados durante todo o dia), diminuir o tempo na rota era um ponto importante para a empresa. Contando com uma frota própria de 10 caminhões para distribuição, quanto mais a empresa melhorasse o tempo de percurso, maior seria a vida útil dos veículos e menores todas as necessidades de manutenção, melhorando a mecânica e evitando inclusive a troca dos veículos.

Segundo o gestor, em função do uso, a empresa é obrigada a trocar de veículo quando ele chega em média a 400 mil quilômetros. Hoje, com a ferramenta, acreditam que será possível aumentar essa quilometragem, dado que estão ganhando em produtividade e entregando mais rápido.

Outra ferramenta que tem auxiliado muito a operação da Gaslog é o Acompanhamento de Entregas. Antes da contratação, a rota era entregue ao motorista, e ele ia preenchendo manualmente as entregas que já haviam sido realizadas. Para ter o controle de quais entregas estavam na sequência, a empresa precisava entrar em contato com o motorista por meio de ligação. Hoje, todo este processo é automatizado, e a empresa tem a visibilidade em tempo real de quais entregas já foram realizadas e quais são as próximas.

De acordo com Marcelo, “o Acompanhamento de Entregas nos ajuda a saber quais entregas o motorista já fez, e principalmente a mitigar impactos. A gente consegue ver que ele não fez determinado cliente ainda, mas precisa ser urgente. Com a integração nativa do Tracking com a ferramenta de Roteirização, conseguimos alterar em tempo real esse cliente para ser priorizado, e até mesmo ter uma noção de que horas o caminhão vai chegar ao cliente, pra poder passar uma previsão”.

O Acompanhamento de Entregas também auxilia a Gaslog a ter controle das janelas de atendimento e de limitações de circulação de caminhões, como lugares no Centro da cidade onde os veículos pesados não podem rodar em determinados horários. 

“A ferramenta considera esse horário na roteirização, então a gente não se desloca desnecessariamente até o cliente. Não existe o risco de não ser atendido. Isso era um problema que tínhamos quando era feito manualmente”, cita Marcelo.

Só nos últimos 6 meses, a Gaslog já entregou quase 16 mil pedidos, ou 4.511.841 quilos de gás, percorrendo mais de 142 mil km roteirizados pela Lincros.

“A Lincros é uma grande parceira. A ferramenta é excelente e a Gaslog está muito feliz com o atendimento, em especial, com o pós-vendas, que é um dos pilares da Gaslog, e por isso, pra nós é algo muito importante: ter uma proximidade com o cliente e uma resposta rápida quando precisa”, comenta Medeiros.

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

Confira também os episódios do videocast Café com Logística sobre assuntos relacionados:

LINCROS

Conheça outros semelhantes:

Lincros no Monitor Mercantil

Lincros: Pilares e Público-alvo

Matéria publicada no dia 09/03/2023 na coluna Três Perguntas do jornalista Jorge Priori no Jornal Monitor Mercantil traz a essência da logtech Lincros pelas respostas do CEO Gilson Chequeto.