Datas sazonais do varejo: aumente as vendas do e-commerce com organização

Além de serem grandes oportunidades de consolidação de marca, as datas sazonais do varejo precisam ser observadas para gerar lucro e não dor de cabeça, especialmente no e-commerce. Cuidar do processo logístico e do estoque durante essas datas é fundamental.

A organização do varejo – incluindo o e-commerce – é essencial para garantir vendas e proximidade com o cliente. E uma das questões que tem grande peso sobre isso é o impacto das datas sazonais. Afinal, nas datas comemorativas e dias específicos do calendário do ano, alguns itens são mais buscados. Tê-los no estoque, além de manter a afinação entre plataforma e entregas, fará a diferença nos resultados.

Veja aqui as datas sazonais do varejo para 2023 e como organizar seu e-commerce para faturar mais e melhor!

Primeiro semestre: Dia do Consumidor, Páscoa, Dia das Mães

Além de ser a época em que a volta às aulas gera um grande volume de venda em itens de papelaria e afins, o primeiro semestre do ano traz diversas datas sazonais para serem aproveitadas pelo varejo online.

Uma delas é o Dia do Consumidor, em 15 de março.

Nessa data, sua empresa pode aproveitar para criar promoções de acordo com o seu público-alvo. Destacar os itens mais procurados com uma boa oferta, negociar frete grátis ou descontos progressivos são algumas dicas.

Para isso, não esqueça de:

– Acompanhar, na sua plataforma de e-commerce, a evolução das vendas nos últimos meses, avaliando assim o comportamento do seu consumidor recorrente.

– Ter uma boa ferramenta de gestão e cotação de fretes, para que esse custo possa ser diluído na operação, garantindo entrega sem oneração e com rapidez.

– Manter um controle de estoque alinhado com a comunicação para a data, especialmente em caso de um número limitado de produtos.

Já a Páscoa, em 2023 no dia 9 de abril, se destaca pela venda de chocolates e guloseimas em geral.

Para o e-commerce, essa data sazonal pode ser trabalhada especialmente no sentido de se evitar tumulto e filas na hora da compra. Por serem itens com validade e mais sensíveis ao transporte, a logística merece atenção – ninguém quer receber um ovo de Páscoa quebrado, não é mesmo?

Vendas após a data, para a queima do estoque, com preços diferenciados, também devem ser pensadas.

Já o Dia das Mães, sempre no segundo domingo de maio, e o Dia dos Namorados, em junho, trazem oportunidades de venda de ticket médio mais elevados.

– Itens de perfumaria e autocuidado ganham força e precisam estar no seu estoque;

– Cuidado com a entrega no prazo! Reforce seu controle logístico, aposte em uma roteirização dinâmica, que proporcione o encaixe de janelas de entrega, por exemplo, e acompanhe a distribuição para evitar devoluções.

Segundo semestre: Dias dos Pais, dos Professores, do Cliente, das Crianças, Black Friday e Natal

A partir de julho, as datas sazonais do varejo se intensificam – é hora de aproveitar para aumentar a lucratividade e ter ainda mais resultado no seu e-commerce!

E são vários os segmentos e tipos de produtos que podem ser abordados. Presentes de ticket médio mais alto também tendem a dominar o período.

Aproveite  o Dia dos Pais, por exemplo, para explorar a venda de combos que sejam focados em diferentes tipos de pais: dos leitores aos amantes da cerveja, dos tecnológicos aos tradicionais.

Dia dos Professores e Dia das Crianças são ótimas datas para ajustar questões de estrutura interna, porque precedem uma das principais datas sazonais: a Black Friday.

Nossa dica é:

– Teste novos parceiros de logística ou afine questões de distribuição durante o período, para que o fim do ano seja apenas de acertos.

– Tenha o apoio de equipe especializada para a distribuição dos pedidos – faz toda a diferença quando experts de logística organizam rotas e rotina de entregas, da separação do pedido à chegada ao cliente final.

Black Friday e Natal: o e-commerce não está para brincadeira!

Enquanto na Black Friday de 2022 foi registrado um volume de vendas de R$ 6,1 bilhões, no Natal do mesmo ano o volume de vendas do e-commerce foi de R$ 2,8 bilhões.

Somadas, as datas são, de longe, as mais importantes do varejo e exigem planejamento de estoque, promoção, preço, entrega e todas as variáveis do setor! Para garantir vendas consolidadas, o ideal é aproveitar o tempo até esse período para alinhar as entregas do time e organizar os processos da empresa.

Também é importante estar atento aos itens mais procurados nos anos anteriores, o comportamento do consumidor e a grande concorrência tanto no varejo tradicional como no online.

Entregas antes do prazo são fatores de grande apelo ao público, já que ninguém quer ficar sem presente e boa parte das compras estão ligadas a algum item de desejo do consumidor. Trabalhar positivamente essa ansiedade na sua operação, evitando atrasos, será crucial para fidelizar o consumidor.

Você está pronto para as datas sazonais do varejo em 2023? Conte nos comentários quais delas são mais importantes para o seu negócio.

Imagem: br.freepik.com/fotos-gratis/agenda-plana-e-arranjo-de-laptop

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.