Por que a integração com outras ferramentas é tão importante

Com o avanço tecnológico cada dia mais presente no nosso cotidiano, o mundo corporativo vem tendo a prova de que, quando não há a devida integração da gestão logística com outras ferramentas, os prejuízos começam a aparecer. Sejam eles a curto, médio, ou a longo prazo. 

Sabemos que promover essa integração às vezes pode ser um investimento desafiador, e nem sempre é fácil. Entretanto, os inúmeros benefícios e o retorno que ele traz para a empresa cooperam cada vez mais com o seu crescimento. Por isso, hoje vamos explicar o porquê de a integração com outras ferramentas ser tão importante para o seu negócio. 

Continue lendo para entender um pouco mais sobre o assunto e ter dicas de como implementá-la!

O que seria uma integração logística?

Sabemos que a logística engloba atividades como armazenamento e transporte de mercadorias. Mas com a evolução do mercado, esse conceito vem sendo cada vez mais ampliado. Hoje, temos o entendimento da necessidade de aumentar a interação com outros pontos importantes dentro de um negócio. É nesse momento que entra a integração da parte logística com outras ferramentas. Dessa forma, ela possui uma interação muito maior com todos os processos logísticos que ocorrem, desde o início do processo até o momento da entrega do produto ao cliente final.

Por que ela é importante?

Tendo consciência do que é uma integração, conseguimos ter o entendimento real de que como resultado temos um controle muito maior de todos os processos que ocorrem dentro da empresa. Entre todos os seus benefícios, estão:

  • Ganho muito maior na produtividade;
  • Identificação de possíveis falhas;
  • Redução de custos;
  • Aumento na satisfação e confiança dos clientes;
  • Possuir um planejamento muito mais estratégico;
  • Um diferencial diante da concorrência.

Como implementar no seu negócio

Com tantos benefícios assim, chegou um dos momentos mais importantes: o de colocar a integração em prática! Isso porque, de nada adianta saber da sua eficiência e não implementar no seu negócio. Por isso, aqui vão algumas orientações essenciais.

Tenha um fluxo logístico bem definido

Ter cada etapa necessária bem definida para que as entregas sejam realizadas de acordo com as demandas e expectativas estipuladas pela empresa é essencial. Ao ter esse fluxo logístico mapeado, é possível ter um controle ainda maior sobre cada etapa, e se estão ocorrendo da forma certa.

Defina e trabalhe com indicadores de desempenho

Os chamados KPI’s são um grande aliado, especialmente nesse momento! Com essas ferramentas, a empresa consegue medir com eficiência cada ação tomada para saber se estão no caminho certo ou se algo precisa ser alterado de acordo com o que esperam. 

Treine os seus colaboradores 

De nada adianta ter a integração com todas as ferramentas se você não possuir uma mão de obra qualificada para usufruir desses benefícios. O investimento não deve ser apenas em boas ferramentas ou softwares, mas também na atualização do conhecimento de seus funcionários.

Utilize um software logístico eficiente

Essa é uma das partes mais essenciais! Um de seus maiores benefícios é utilizar a tecnologia ao seu favor, principalmente na logística integrada. Ao ter um sistema completo, o fluxo logístico da empresa se torna ainda mais eficiente com uma integração rápida, e processos ágeis.

Agora que você já sabe porque a integração com outras ferramentas é tão importante para a sua empresa, que tal começar investindo em um software que traga todos esses benefícios para seu negócio? Fale com um de nossos especialistas e conheça a tecnologia ideal para o seu setor logístico!

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.