Como a integração entre processos pode melhorar seu SLA logístico

Saiba aqui como seu processo pode ser muito mais eficiente e refletir diretamente nos seus indicadores e na relação com o cliente.

A tecnologia já faz parte do dia a dia de um sistema logístico, principalmente quando estudos mostram que os gastos com a logística podem chegar a até 35% do valor total das vendas de um negócio – um valor considerável, que acarreta em muitos impactos. 

É importante lembrar que a forma como cada empresa realiza essa integração entre os processos reflete diretamente no resultado deste percentual. Por isso, saber da importância da integração e de como ela pode melhorar seu SLA logístico é extremamente necessário. 

Neste artigo vamos te mostrar como realizar essa melhoria para trazer mais benefícios para o seu negócio! Esperamos que você tenha uma boa leitura.

Afinal de contas, o que é SLA logístico?

A sigla SLA (Service Level Agreements), ou no português Acordo de Nível de Serviço, nada mais é do que um contrato entre um cliente e seu prestador de serviço em logística. Nele será possível encontrar de forma detalhada quais serviços serão fornecidos pela empresa, o prazo no qual será efetuada a entrega, as garantias, assim como possíveis medidas de emergência caso ocorra algum problema. Ou seja, uma maneira de evitar conflitos e de garantir que todas as partes utilizem os mesmos critérios para avaliar o serviço!

Como a integração entre processos pode melhorar seu SLA?

Imagine todas as atividades e o passo a passo que precisa ser realizado durante o dia a dia em um pedido de vendas! São inúmeras planilhas, dados, atualizações constantes. Ao possuir uma integração de sistema em logística é possível trazer benefícios em vários pontos, como:

Controle eficiente do processo

Ao ter um sistema de gestão adequado, a empresa consegue acompanhar todas as etapas do processo com dados em tempo real! Não apenas os fornecedores terão acessos aos dados sobre o andamento da entrega, como também o próprio cliente. Com tantas informações relevantes ao seu dispor, é possível avaliar o desempenho do fluxo de distribuição, e se tudo está ocorrendo da forma correta, como foi acordado logo de início.

Agilidade nas etapas

Basear-se em dados reais e concretos faz com que todas as tomadas de decisão sejam realizadas de forma muito mais segura! Além, é claro, de automatizar a rotina da empresa, trazendo a confiança necessária nos registros sem ter o receio de que algo não esteja atualizado da forma correta. Agilizar as etapas faz com que o seu SLA logístico tenha a garantia de que tudo o que consta ali será cumprido da forma correta. 

Relacionamento entre fornecedor e cliente

Uma das maiores buscas hoje em dia, com tantas opções de serviços no mercado, é por aquele atendimento realizado de forma otimizada e cumprindo todos os serviços contratados da maneira correta. Quando se tem a integração de todos os processos em um único sistema, a garantia de que todos os passos estão sendo cumpridos da forma certa faz com que o relacionamento entre fornecedor e cliente se torne ainda mais forte e confiável. 

Agora que você já sabe como a integração entre processos pode melhorar (e muito) o seu SLA logístico, que tal investir em um sistema que traga toda essa confiança, e principalmente, a redução de custos que fará a diferença no seu caixa? 

Imagem: pascal-meier-HfYk04kY0ZQ-unsplash

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.