Atacadista distribuidor: como aplicar a redução de custos operacionais

Um dos grandes desafios do gestor de logística é manter uma estrutura enxuta e eficiente. E esse fator é ainda mais importante para o atacadista distribuidor que, além de cumprir prazos e SLA ‘s estabelecidos, precisa manter uma rotina de entregas cadenciada e otimizada. Aplicar a redução de custos operacionais nem sempre é fácil e implica uma série de decisões estratégicas. Mas com a tecnologia certa e indicadores bem definidos, você pode garantir mais eficiência à sua estrutura.

Veja, neste post, como aplicar a redução de custos operacionais na logística do seu atacadista distribuidor.

 


 

Revendo processos com apoio tecnológico

A malha rodoviária brasileira é, por si só, um grande desafio para a logística. Restrições de circulação, estado de conservação das estradas, segurança do trajeto, custos de pedágio são alguns dos fatores que criam desafios diários para o gestor de logística. Por isso, a tecnologia tem sido cada vez mais importante para este setor.

Mais do que promover o controle da operação, um sistema TMS é crucial para que a empresa acompanhe indicadores, mensure resultados e verifique o bom aproveitamento de recursos durante a realização das rotas. O monitoramento logístico ganha cada vez mais destaque e é o primeiro passo para se aplicar a redução de custos operacionais.

Com a aplicação de uma tecnologia para a gestão logística de ponta a ponta, você consegue aplicar um processo de melhoria contínua em vários processos da logística. E são estas melhorias que vão culminar na redução de custos. Veja algumas ações fundamentais para elevar os resultados na operação do seu atacadista distribuidor.

Centralize as informações da logística

A célebre frase do consultor e estatístico William Edwards Deming – “o que não pode ser medido não pode ser melhorado” – deixa clara a importância das informações estratégicas para qualquer negócio. Não é diferente no processo logístico do atacadista distribuidor.

Atacadista distribuidor: como aplicar a redução de custos operacionais

Para aplicar a redução de custos é importante entender onde estão os gargalos da distribuição. E só será possível identificar estes gargalos com a centralização das informações operacionais. Do carregamento e criação das rotas à entrega final ao cliente, é preciso monitorar todos os processos logísticos com o apoio de um sistema que centralize as informações em uma única base de dados.

Somente assim o gestor terá em mãos relatórios consolidados que apontem oportunidades de melhorias no processo. Veículos com maior custo, clientes ou regiões onde as devoluções são mais frequentes e como o espaço de carga da frota está sendo explorada são informações fundamentais para melhorar seu processo de distribuição.

Atue na gestão de estoques

Outro fator essencial para aplicar a redução de custos operacionais na sua distribuição é otimizar a gestão de estoques. Quanto menos tempo se leva para o carregamento da frota, mais rápida a distribuição irá ocorrer. Portanto, a gestão logística precisa ser integrada não só em sua totalidade, mas também com outras áreas de negócio. Estoque e área comercial são exemplos clássicos de impacto interno no processo logístico.

Por isso, contar com uma cultura de compartilhamento e melhoria global da empresa é importante. Porque, afinal, um setor impacta no outro e é fundamental que eles sejam integrados. Muitas vezes, melhorias simples no estoque podem impactar de forma importante o carregamento.

Reavalie custos de transporte

Nem sempre determinado veículo é o mais indicado para o trajeto ao qual foi direcionado. Na reavaliação de custos mapeados com apoio da automação logística, o gestor pode utilizar diversos indicadores para utilizar melhor seus recursos. Utilizar melhor todo o espaço disponível para carga, utilizar veículos menores em trajetos majoritariamente urbanos, colocar veículos maiores em entregas mais longes e outros fatores são decisivos para o aproveitamento da estrutura.

Com os dados apontados pelos motoristas ao longo das entregas, os indicadores de roteirização e as informações do relatório extraído do seu sistema logístico, essa melhoria é contínua. Consequentemente, a redução de custos operacionais do atacadista distribuidor também.

Quer saber mais sobre este assunto e tornar sua logística mais eficiente? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos apoiar sua empresa neste processo.

Solicite uma Demonstração

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.