Como a tecnologia ajuda um atacadista distribuidor a reduzir custos

A tecnologia pode ser uma grande aliada para que o atacadista distribuidor otimize os custos da operação. Veja neste post como ela torna a rotina mais prática e lucrativa.


Seu atacadista distribuidor sofre para conseguir manter as contas em dia? Com tantos aumentos consecutivos nos insumos e tantos desafios da distribuição, tem sido difícil manter o lucro? Neste post vamos falar sobre como a tecnologia ajuda um atacadista distribuidor a reduzir custos e melhorar continuamente a operação.

Confira, a seguir, as vantagens que uma operação automatizada traz para o atacado e comece agora mesmo a ser mais competitivo.

A tecnologia torna a sua operação dinâmica

Um dos fatores positivos de um processo automatizado é que é possível mexer em diversas situações para ampliar a oferta das entregas. Isso significa que, apesar de ajustar e apoiar na aplicação de processos, um bom sistema de gestão logística não vai engessar o trabalho. Em casos de entregas de encaixe e pedidos de última hora, bastam alguns ajustes na programação para que estas situações sejam resolvidas.

Sabe aquele cliente de peso que solicitou produtos em cima da hora? Atendê-lo é uma questão estratégica. Com uma gestão de rotas bem desenvolvida, encaixar estes pedidos urgentes fica mais fácil, sem significar um deslocamento próprio para poucos itens.

O resultado? Cliente satisfeito e entrega dentro do cronograma previsto, a partir de ajustes práticos na roteirização.

Reduza custo com dados coletados em trânsito

Uma plataforma TMS atua em todos os processos da logística, incluindo na captura de dados por parte dos motoristas. Com isso é possível entender, por exemplo, quanto tempo precisa ser dedicado para entregas em determinados locais e ajustar processos para reduzir este tempo.

Além disso, outro fator é que um sistema que garante comunicação entre central e frota garante a emissão de alertas em tempo real e o tratamento de situações que complicam os custos, como devoluções e paradas não programadas. Ter todo o processo mapeado e acompanhado através de apps de mobilidade permite ao gestor entender quais gargalos causam atrasos e custos extras. Com estes dados, a equipe pode reavaliar rotas, renegociar prazos e até mesmo apostar no treinamento da equipe de motoristas, visando melhorias em longo prazo, que resultam em custos otimizados.

Controle e otimize o espaço dos caminhões

A tecnologia ajuda um atacado distribuidor a reduzir custos antes mesmo da frota sair a campo. Uma questão técnica fundamental para otimizar insumos é entender como a ocupação do veículo implica na eficiência dele. Utilizar de forma inteligente o espaço da frota significa traçar rotas onde a maior parte do espaço cúbico do veículo será utilizado. E também direcionar os caminhões conforme seu tamanho e possibilidade de adaptação à rota.

Estes são apenas alguns dos fatores que tornam a tecnologia uma aliada crucial para a logística eficiente no atacadista distribuidor. Clientes como Hope, Oxford e Altenburg já apostam nas soluções da Lincros para direcionar melhor suas entregas e garantir o melhor custo-benefício no processo logístico.

Hope registra ganhos com logística automatizada

Converse com nossos especialistas e veja como podemos apoiar o seu negócio também.

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.