Como escolher um sistema de gestão de frotas para aumentar a produtividade

Quem atua no segmento de logística sabe que é imprescindível aperfeiçoar os processos e automatizar as demandas do dia a dia para reduzir custos e se manter competitivo no mercado.  E, a implantação de um sistema de gestão de frotas pode melhorar a performance e eficiência da sua empresa.

A tecnologia passa a ser uma forte aliada na gestão de sua logística, seja com o controle do armazémroteirização de pedidosgerenciamento de frota ou monitoramento de entregas. A implantação de sistemas automatizados pode melhorar a performance e eficiência da sua empresa e ajudá-lo a ser mais lucrativo.

Se você ainda tem dúvidas sobre como decidir pela melhor solução, os tópicos abaixo poderão ajudá-lo.

Checklist para a escolha de um sistema de gestão de frotas

1. Ir além das funcionalidades

Um sistema de gestão de frotas deve oferecer vantagens como: gestão visual, controle de pneus, aferição dos custos de manutenção e controle de multas. Tudo isso visando mais gestão e mais rentabilidade para sua frota. Mas, no momento da escolha, também é importante levar em conta aspectos como:

  • Modelo de implantação da solução
  • Sistema de o atendimento ao cliente
  • Usabilidade do sistema entre seus diferentes usuários
  • Treinamento
  • Suporte Técnico

Inclua esses itens em seu checklist de aderência para garantir uma implantação livre de dores de cabeça!

2. Painel de Indicadores

Verifique se o sistema de gestão de frotas foi desenvolvido com a proposta de facilitar o acompanhamento de indicadores e facilitar a tomada de decisões. É muito importante que o software possua um dashboard que permita acompanhar em tempo real os principais indicadores da frota, por meio de gráficos dinâmicos, que simplificam a rotina e favorecem o aumento da produtividade.

3. Pneus

O sistema de gestão de frotas deve ajudar a controlar a vida útil dos pneus, por meio da emissão de alertas de recapagem, controle de calibragem, milimetragem, manutenção e descarte. O próprio software deve orientar sobre inspeções, recapagens e rodízios necessários de acordo com a periodicidade correta.

4. Manutenção

Deve ser possível planejar as manutenções levando em conta o modelo do veículo, identificar a origem das revisões, socorro em rota e o plano de manutençãoUsando a tecnologia você tem mais controle sobre a indisponibilidade da rota, minimizando o descumprimento de prazos!

5. Combustível

Os fatores que podem impactar na gestão de combustível incluem o trajeto, a média de consumo do veículo, o motorista, a manutenção preventiva e até o combustível usado.

Um bom sistema de gestão de frotas deve simplificar toda essa análise e gerar demonstrativos com rankings e relatórios com informações para melhorar a média de consumo dos veículos e gerar economia de combustível.

6. Multas

A ferramenta deve ir além do simples controle de custo e verificar a localização da multa, os motivos, motoristas e a culpabilidade. Com base nestes indicadores é possível traçar estratégias para reduzir o número de infrações, além de aumentar a disponibilidade da equipe e frota.  

7. Gestão de Custos

Um sistema de gestão de frotas deve ajudar a traçar um comparativo entre orçamentos e gastos. O acompanhamento deve ser feito de maneira dinâmica, garantindo que fique mais fácil identificar as principais despesas em cada período e os picos de gastos que ultrapassam o orçamento.

Um sistema de gestão de frotas pode contribuir muito para a produtividade e lucratividade! Com esse check list será mais fácil escolher a solução ideal para o seu negócio.

Dica do Especialista

Fique atento aos softwares generalistas, que prometem se adaptar a qualquer realidade, mas no fim não lhe fornecem dados essenciais para a tomada de decisão.

Palavra do Cliente:

O uso do software de gestão de frotas resultou na melhoria dos processos e agilidade na manutenção. Um exemplo prático foi a redução do tempo gasto para a inspeção de pneus dos veículos em 55%, aumentando a produtividade da equipe

Antônio Cesar Orlandini
Gerente de Operações da Distribuidora de Bebidas Ambev – Revenda Rizatti

Ficou interessado em software de gestão de frotas? Solicite uma demonstração gratuita aqui.

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.