Como melhorar sua conta frete olhando com mais atenção para sua frota

Descubra como um software de gestão de frotas pode auxiliar sua empresa na hora de entregar mais e melhor.


Entregar mais rápido é o desejo de 10 entre 10 embarcadores brasileiros. O novo tipo de consumidor, que com a pandemia se tornou muito mais exigente com relação a prazos de entrega, fez com que as empresas precisassem adequar seu lead time para satisfazer aos desejos de consumo e às expectativas de seus públicos.

Nesse cenário, torna-se ainda maior a importância de conquistar bons parceiros para uma perfeita gestão de seus processos de transporte e distribuição.

A boa notícia é que os embarcadores que possuem frota própria têm a chance de fazer isso dedicando tempo e atenção a um detalhe que muitas vezes passa despercebido: a qualidade e conservação dos veículos de transporte.

Entre os tipos de softwares que garantem uma maior agilidade na gestão da operação logística estão opções que permitem a cotação e contratação de fretes, a roteirização inteligente, o acompanhamento de entregas em tempo real, e o pagamento e auditoria de fretes.

E além destes, também é possível reduzir o tempo e o custo das entregas olhando com carinho para a condição da sua frota e dos insumos que ela utiliza, como os pneus, que é um dos custos mais altos de uma operação, competindo com o consumo de combustível.

Essa visão, aliás, é crucial para que seus sistemas de gestão de entregas sejam ainda mais assertivos e garantam uma economia ainda maior. Quer saber por que? Então acompanhe os motivos abaixo:

1) A roteirização funciona melhor quando combinada com um bom gerenciamento de frotas

Caminhões que rodam mais, naturalmente se desgastam mais. Por isso, quando combinada com um sistema de gestão de frotas, além de garantir economia de combustível, a roteirização inteligente pode levar a um menor desgaste de seus veículos. E o contrário também é verdadeiro. Um caminhão mais bem-conservado oferece condições de rodar mais e realizar mais entregas em menos tempo, sem paradas imprevistas e manutenções desnecessárias.

2) O custo frete diminui quando você mantém uma frota variada e bem conservada

O controle da frota de veículos é uma ótima maneira de ter margem de lucro para investir em aquisições de mais veículos necessários, permitindo, assim, que o transporte seja realizado verdadeiramente pelos veículos ideais para aquela entrega, evitando sublotação e garantindo um custo frete mais vantajoso.

3) A gestão de frotas garante segurança para o veículo, o motorista e o seu entorno

Empresas que possuem frota de veículos precisam gerenciá-los para garantir a segurança do motorista, evitar acidentes em trânsito e ainda garantir economia com manutenções e substituições de peças e equipamentos. Entre os pontos que podem e devem ser monitorados para ter uma frota sempre pronta para rodar, estão:

  • Controle dos prazos de revisão;
  • Controle dos cronogramas de inspeções;
  • Controle da necessidade de troca de filtro e óleo lubrificante;
  • Controle de vida útil e desgaste dos pneus;
  • Controle da vida útil dos farois.

Reunimos aqui alguns passos para manter sua frota sempre em dia. Confira:

Uso de combustível de qualidade

Os postos conhecidos e confiáveis costumam realizar inspeções e monitoramentos para que seus combustíveis estejam de acordo com o que a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis exige.

Assim, garantir uma frota bem conservada passa também por se atentar ao correto uso dos insumos, buscando por um diesel de qualidade e evitando o abastecimento em postos de combustíveis sem bandeira.

O abastecimento com combustível ruim pode causar grandes prejuízos para o veículo, acarretando em um aumento do consumo, depósitos de substâncias no motor, contaminação do lubrificante, desgaste do sistema de catalisador, entupimento de bicos injetores, entre outros. 

Além disso, também é prejudicial à sociedade como um todo, pois leva a uma maior emissão de poluentes, e a um risco de contaminação e desenvolvimento de doenças.

Treinamento das equipes de motoristas

É importante garantir que suas equipes tenham a consciência da necessidade de manter os veículos sempre em perfeitas condições de uso. Zelar pela conservação da frota é uma tarefa não apenas do gestor de frotas, mas de todos os profissionais envolvidos com o transporte e distribuição. Assim, é fundamental treinar cada novo membro da equipe para que incorpore esta mentalidade e cultura ao seu dia a dia de trabalho. Afinal, é a segurança e a produtividade deles que estará prejudicada caso esta tarefa não esteja no radar. 

Uso da tecnologia para auxiliar no dia a dia

Conforme sua frota vai crescendo, vai se tornando humanamente inviável manter de forma manual um controle dos pontos importantes constantemente atualizado. Por isso, contar com sistemas que auxiliam esse monitoramento de forma automatizada é uma das saídas mais inteligentes para os gestores. 

Existem no mercado softwares que fazem essa coordenação de forma ágil e totalmente digitalizada. No que diz respeito à gestão dos pneus, softwares como o Prolog trazem informações importantes para garantir redução no consumo de combustível, monitorar a conservação dos pneus e de seus veículos, e ainda decidir o momento ideal para realizar rodízios e trocas. 

São informações como posição dos pneus de sua frota, profundidade dos sulcos e pressão atual de cada pneu, custo por quilômetro (CPK), desgaste médio por quilômetro e nível de desgaste por marca e modelo de banda.

Essa é uma inteligência que pode zerar o descarte antecipado de pneus, garantindo economia tanto nos ativos quanto nas operações da sua empresa.

Com o software de Checklist Eletrônico da empresa, também é possível controlar as inspeções dos veículos, realizadas antes e depois de uma viagem, além de sua documentação, feita também pelos próprios motoristas. A ferramenta garante uma coleta de dados segura das informações dos veículos, para uma tomada de decisão muito mais assertiva e pontual.

 

Gostou de saber mais sobre como um app de gestão de frotas permite uma redução no seu custo frete e uma melhor eficiência em suas entregas? Tem histórias para compartilhar nesse sentido? Conta pra gente nos comentários!

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, continue acompanhando nossos posts por aqui e em nossas redes sociais!

 

Imagem: han-chenxu-20qcctvyR1Q-unsplash

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: