As 5 melhores estratégias para ganhar competitividade no mercado alimentício

Se trazer eficiência à gestão de transportes do segmento alimentício é uma necessidade da sua marca, este artigo é pra você.

Sabemos que no Brasil o setor alimentício é um dos mais competitivos, e é por isso que vem crescendo cada vez mais a necessidade de focar na logística desse setor buscando melhores resultados. Afinal, em um setor que precisa de constantes melhorias é ideal adotar estratégias que ajudem a ganhar ainda mais espaço de mercado.

Pela sua relevância e complexidade, a leitura desse artigo é essencial para que os profissionais dessa área possam tornar esse setor ainda mais eficiente. Por isso, hoje iremos falar sobre as 5 melhores estratégias para você aplicar no seu negócio.

Boa leitura!

Mas afinal, quais são os desafios da logística de alimentos?

Sabemos que a logística brasileira vem crescendo, evoluindo, e cada vez mais mudando muitas etapas na área que hoje já não se aplicam mais. Entretanto, mesmo com o objetivo de tornar a logística mais eficiente, isso também faz com que novos desafios apareçam. Como por exemplo:

  • A movimentação das cargas perecíveis;
  • O planejamento logístico e a centralização de informações;
  • A rota e o monitoramento das entregas;
  • A previsão de entrega dos produtos;
  • Possíveis perdas de mercadoria;
  • A auditoria para certificar a entrega de todos os produtos.

O que fazer para superar esses desafios e ganhar competitividade no mercado alimentício?

Você com certeza já deve ter ouvido falar nos KPIs. O Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Desempenho, em português, é utilizado para medir a efetividade das estratégias elaboradas para alcançar objetivos nas empresas. A finalidade é aumentar o índice de eficiência do serviço prestado.

É fundamental ter KPIs bem definidos para uma estratégia de logística de transportes. Por isso, hoje vamos te mostrar 5 dos principais dentro dos processos da logística de transporte que farão com que a sua empresa ganhe ainda mais competitividade dentro do mercado alimentício. Confira:

1. O pedido perfeito

Como o próprio nome sugere, o pedido perfeito é aquele realizado dentro das melhores condições previstas, sem nenhuma intercorrência. Ao utilizar essa métrica, é possível saber se o pedido foi roteirizado da forma correta, entregue no dia e horário certo e se não houve nenhum erro durante o processo. Quanto maior a taxa de pedido perfeito, mais assertiva é a gestão logística.

2. Paradas não programadas

Caso a sua empresa tenha uma frota própria, poder monitorar as viagens para identificar se há alguma parada não programada é essencial para que não ocorra nenhum prejuízo, tal como:

  • Possível assalto caso esteja em uma área de risco;
  • Entregas efetuadas dentro do prazo previsto;
  • Rotas eficientes dentro da jornada de trabalho do motorista.

Quanto menores forem as paradas não programadas, mais ágil e eficiente será a distribuição. Esse KPI pode ajudar a sua empresa a identificar alguns problemas e tratá-los para melhoria contínua do processo, como ajustes na carga horária do motorista ou manutenção preventiva nos veículos, bem como melhoria da rota. 

3. Porcentagem de pedidos entregues no prazo

Analisado de forma individual, esse indicador consegue trazer para a rotina da logística um recorte muito preciso de atrasos e possíveis devoluções resultantes dessa demora na entrega.

4. Percentual das devoluções

Essa é uma métrica muito importante para ser utilizada! Com ela, é possível saber se a central de monitoramento está tendo eficiência quando o assunto é a devolução de um determinado produto. Ela ajuda a mostrar quando um pedido foi aberto, e a facilidade da comunicação com os motoristas.

5. Previsto X Realizado

Ter a consciência de que nem sempre aquilo que é previsto é exatamente o que é realizado também é importante. Esse indicador é responsável por realizar uma comparação entre as informações, descobrindo onde podem ter ocorrido possíveis falhas operacionais.

Sendo assim, a empresa pode compreender o que será necessário mudar para que a diferença entre o previsto e o realizado seja o mais próxima possível de zero.

Pronto para ganhar mais competitividade no mercado?

Agora chegou o momento de colocar em prática essas estratégias para trazer os melhores resultados para a sua empresa. Então, que tal começar pela escolha da melhor ferramenta de gestão? Com a ferramenta Lincros é possível ter todos esses benefícios, e muito mais. 

Para descobrir quais são, basta falar com um de nossos especialistas que eles te ajudarão.

Revista Digital Logística de Alimentos

Imagem: br.freepik.com/fotos-gratis/interior-de-edificio-industrial-de-armazem

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.