KPIs: O que os números estão dizendo sobre a sua operação?

Já parou para analisar qual o impacto que os KPIs – ou indicadores de performance – trazem para a sua empresa? Veja aqui o que eles podem mostrar!

Esse com certeza é um assunto recorrente por aqui, tamanha a sua importância para a gestão de uma empresa! Em um mundo empresarial onde as decisões são pautadas em estratégias, ter indicadores de logística sólidos é essencial para que as ações estejam alinhadas com aquilo que a empresa e o mercado buscam.

Entretanto, sabemos que não basta apenas ter os KPIs à sua disposição e não saber fazer a leitura adequada para saber o que estão de fato mostrando para a organização. E então: você sabe dizer o que os números estão revelando sobre a sua operação? Se você ainda tem dúvidas de como responder a esta pergunta, neste artigo vamos te ajudar a entender mais sobre este assunto. Vem com a gente!

Quais são os principais indicadores logísticos?

Antes de entender o que os seus números dizem sobre a sua operação, é importante saber quais são os principais! Cada empresa pode e deve personalizar seus indicadores de logística de acordo com o que for mais relevante com o que ela busca. Entre eles, você encontra:

  • Tempo do ciclo do pedido

Um erro muito cometido é o de acreditar que os atrasos nas entregas ocorrem por conta do transporte. Entretanto, existem outros possíveis culpados, e é aí que esse indicador entra. Ele é essencial para calcular o tempo que um pedido leva até ser concluído, desde o momento em que a compra é realizada até o momento da entrega. Em todo o processo é possível identificar onde está o problema para que ele possa ser resolvido.

  • Exatidão das notas fiscais emitidas

Esse KPI logístico consegue calcular o percentual de notas fiscais emitidas durante um determinado período sem que haja algum erro. Dependendo ainda do desempenho desse indicador, é possível monitorar a quantidade de retrabalho que precisou ser feito e a qualidade do serviço que foi prestado.

  • Falhas nas entregas

Se tem algo que ajuda a fidelizar os clientes, é a exatidão no momento da entrega do pedido. Isso porque essa ainda é uma das maiores reclamações realizadas por eles, e não tem coisa pior do que não cumprir o prazo prometido. Esse indicador consegue medir a eficiência logística da sua gestão de transportes de cargas para que isso não acabe se tornando um problema para a empresa.

  • Nível do estoque

Vender e não ter o produto para entregar é algo que não pode ocorrer de jeito nenhum! Então imagine ter um indicador que indica qual é o nível médio do estoque durante um determinado período? 

Esses são apenas quatro dos principais exemplos para provar que os KPIS podem dizer muito sobre a sua operação. Quando temos uma gestão de logística centralizada e com informações sólidas, as tomadas de decisões passam a ser melhores e consequentemente, os gastos começam a reduzir.

Ficou curioso para saber o que os números estão dizendo sobre a sua empresa agora? Entre em contato com a nossa equipe.

Imagem: br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/veiculo

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.