Por que a contratação de fretes é o vilão da sua operação?

Já parou para pensar em quantos pedidos você deixou de efetivar em e-commerces depois de simular os valores de entrega? Esse é um exemplo claro de como a contratação de fretes pode se tornar um vilão da rotina de uma empresa, especialmente no caso do varejo e das lojas digitais.


 

Muitas vezes, o consumidor tem total interesse em realizar a compra com determinada empresa, mas o alto custo da entrega acaba desmotivando o fechamento do pedido. Para se ter uma ideia, o custo do frete é o motivo  de cerca de 80% das desistências de compras virtuais, de acordo com o e-Bit.

Na rotina das indústrias e das vendas por atacado não é diferente. Quando a distribuição implica em altos custos, a empresa acaba tendo que distribuir esses valores sobre os produtos, tornando-se em menos competitiva.

Custos enxutos = operação eficiente

Mais do que um simples processo, a contratação de fretes é um grande vilão se não for tratada corretamente. Como você viu acima, o problema já se tornou um clássico na rotina de compra dos consumidores, que cada vez mais buscam lojas com o melhor preço. Além disso, o prazo do frete é um outro problema comum da distribuição.

Uma recente pesquisa do Procon-SP, por exemplo, destacou que o atraso na entrega é o principal motivo que faz o consumidor se arrepender de uma compra já realizada. Para a empresa, a situação resulta em custo extra: além de investir na operação de entrega, deve cumprir a legislação e recolher o produto, dentro do prazo de sete dias que o cliente tem para desistir do pedido.

Neste cenário fica claro que a falta de uma gestão eficiente na contratação de fretes é um gargalo de peso para os negócios. Para evitar que os custos extrapolem o planejado pelo consumidor e resultem em baixa lucratividade, é cada vez mais importante criar boas estratégias para a operação de distribuição.

Algumas delas são:

– Na contratação do frete

Se a operação de distribuição da sua empresa é terceirizada é importante criar uma boa estratégia de contratação das transportadoras. Cotações automatizadas via sistema de gestão logística podem incluir características fundamentais para a seleção de uma empresa, como sua localização geográfica, por exemplo. Isso porque o preço final do frete deve ser o melhor não apenas em valores globais, mas em custo-benefício. E algumas situações, é preferível escolher um frete minimamente mais alto, mas com entrega mais rápida e segura.

Outro fator para evitar que a contratação de fretes seja um vilão para o seu negócio é a conferência das notas apresentadas pela distribuidora. Realizar a auditoria completa dos documentos garante que sejam pagos apenas os valores acordados inicialmente, sem cobranças duplicadas ou a aplicação de multas por atraso nos acertos.

– Na operação própria de distribuição, o acompanhamento das entregas é fundamental

Se o cliente comprou com a sua empresa e agora espera a realização da entrega, ela precisa ocorrer da melhor maneira possível. Infelizmente as devoluções não são incomuns neste processo, e podem ocorrer por falta de alguém para receber o pedido ou entrega fora do horário solicitado.

Para evitar esse tipo de desgaste é muito importante que a rotina de entregas seja acompanhada em tempo real pela central de logística. Entrar em contato com o cliente e resolver uma devolução no momento que ela ocorre evita que a encomenda retorne ao centro de distribuição. Com isso, não haverá custo dobrado de frete – que neste caso, é um custo a mais para a empresa.

Por fim, é cada vez mais importante oferecer ao cliente uma experiência única de compras, e isso envolve o processo de entregas também. Para além da própria operação de distribuição, iniciativas de engajamento do consumidor são uma boa alternativa para fomentar novas compras. Brindes exclusivos, contato para a avaliação no pós-venda, resolução de problemas no menor tempo possível são exemplos de iniciativas que podem tornar a experiência do cliente bem-sucedida.

Como a sua equipe tem trabalhado para que o frete seja um aliado e não mais um vilão da operação? Iniciativas de transformação digital já fazem parte da rotina logística ou ainda ficam apenas no planejamento?

Ebook KPIs do E-commerce

Imagem: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.