O que é a logística integrada?

Saiba aqui tudo sobre logística integrada e como este conceito pode impactar positivamente a sua empresa. Confira!

Quando uma empresa consegue usufruir de todo o potencial de cada setor, os resultados sempre serão gratificantes – principalmente quando o assunto é o financeiro. Mas para que cada processo da empresa seja realmente aproveitado, é necessário investir em uma comunicação interna de qualidade.

É para que isso seja feito da forma correta que surgiu a logística integrada. Com ela, o fluxo de informações será claro e objetivo, além de otimizar todos os processos e resultados. Mas você sabia que ela faz muito mais do que isso? Se você nunca ouviu falar sobre este assunto, hoje vamos te explicar o que é a logística integrada, como ela surgiu e a importância dela dentro de um negócio.

Ficou curioso? Então aproveite a leitura!

O que é logística integrada?

A logística integrada nada mais é do que um modelo de organização que envolve todos os departamentos de uma empresa, sejam eles quais forem. Dessa forma, os setores conseguem trabalhar de forma sincronizada, fazendo com que as operações fluam com uma eficiência ainda maior

Com um sistema como esse é possível ter todos os processos bem alinhados com uma comunicação clara e objetiva.

Mas como ela surgiu?

Enganam-se aqueles que acreditam que esse conceito é novo. Sabemos que a logística é algo que vem evoluindo ao longo dos anos. Principalmente em função da sociedade e do mundo corporativo estarem cada vez mais competitivos e em uma busca intensa para fidelizar os seus clientes. Foi a partir da década de 80 que surgiu o que chamamos de logística integrada, alinhada com essa evolução do mercado.

Se por um lado temos empresas em busca de soluções e processos mais eficientes, por outro, temos clientes cada vez mais ávidos por obter um serviço de qualidade, com mais agilidade e valores que caibam no seu bolso. Dessa forma, o conceito de logística integrada veio para impulsionar a revolução da tecnologia de informação, e tem cada vez mais evoluído com o passar do tempo.

Quais são os seus benefícios?

Se mesmo após ter consciência da sua importância dentro de uma organização você ainda não está convencido do porquê implementar em seu negócio, confira 3 dos benefícios essenciais da logística integrada:

1. Controle do fluxo

É possível acompanhar todo o fluxo de venda, desde o momento em que o fornecedor libera os produtos, até o momento em que ele chega em seu destino. Ou seja: todo o processo é rastreável e pode ser acompanhado em uma mesma ferramenta de gestão – o TMS.

2. Organização dos processos e redução de erros

Quando uma organização dos processos é realizada de forma manual, existem inúmeras brechas para que possa acontecer algum erro, acarretando prejuízos para a empresa futuramente. Com a integração de todos os setores, os processos são organizados de uma forma muito mais otimizada e sem deixar nenhuma ponta solta.

3. Redução de custos

Fatores como a probabilidade de erros muito menor e o controle do fluxo em todos os momentos da venda acabam gerando um maior controle de gastos e redução de custos.

Não precisa se esforçar muito para perceber o quão positiva a logística integrada é para uma empresa! Muito além do que apenas uma estratégia de organização, ela é uma garantia de decisões melhores para o seu negócio. Quer conhecer um pouco mais sobre todos os seus benefícios? Venha conversar com um de nossos especialistas.

Imagem: Freepik homem-com-capacete-trabalhando-em-armazem

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.