Logística de distribuição e transporte dependem da tecnologia?

O apoio da área de TI na integração dos processos logísticos tem conseguido ajudar na redução de custos em toda a cadeia e no aumento da produtividade. Hoje, para se destacar e otimizar ao máximo a logística de distribuição e transporte, é quase impossível não usar alguma ferramenta de tecnologia da informação. Sem elas, é extremamente difícil obter ganhos em processos logísticos.

Algumas das ferramentas que ajudam no processo de distribuição e transporte são os coletores de dados. Podendo ser sistemas de ERP, WMS, TMS e MRP, redes sem fio, códigos de barra, etiquetas RFID, gerenciamento de entregas, etc. Quando se aplica TI ao longo da cadeia de distribuição e entrega de mercadorias, há um aumento na produtividade. Juntamente com uma melhora no aproveitamento da frota e uma redução com os custos. Estes relacionados à mão-de-obra e a veículos, que envolvem avarias, manutenções e combustível.

TMS (Transportation Management System)

Se uma empresa optar por um sistema TMS (Transportation Management Systems), por exemplo, conseguirá otimizar rotas. Além de programar carga e descarga com origens e destinos, controlar viagens e fretes, acompanhar utilização da frota, certificar entregas, reportar paradas, monitorar a equipe e apontar devoluções.

Esse sistema tem evoluído tanto, que está sendo integrado com tecnologias de rastreamento e monitoramento. Essas ferramentas usam tecnologia por satélite (GPS), telefonia móvel (GPRS) e até radiofrequência (RFID). Se integradas, permitem uma visibilidade da frota. Bem como, dos pedidos ao longo das rotas, desde o carregamento na origem até a entrega no destino.

A visibilidade das operações ajuda na gestão de risco e no aumento da assertividade das entregas. No armazém, a TI usada na gestão de estoque pode diminuir o tempo de processamento e aumentar a qualidade na execução das atividades.

Entendeu por que o uso de TI na logística de distribuição e transporte é essencial? Se restou alguma dúvida, deixe sua pergunta no campo de comentários logo abaixo.

Crédito de imagem: Photl/CC

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.