Monitoramento e roteirização de frotas: o que são e como otimizam o transporte

Você conhece os benefícios que a Roteirização e o Monitoramento de Frotas podem trazer para sua empresa? Confira aqui!

Não há nada pior para uma empresa do que ocorrer o atraso em uma entrega e o produto acabar sendo devolvido por conta desse erro. Afinal, esse é um problema que pode não só acabar abalando a reputação da empresa, como também trazer sérios prejuízos e ainda a necessidade de ter que dar outro destino ao produto devolvido.

Para evitar esses contratempos, é necessário fazer a correta gestão do planejamento logístico, com a roteirização e com o monitoramento em tempo real das entregas. Mas se a sua principal dúvida é como fazer isso da forma correta, hoje nós vamos te ajudar a encontrar a solução!

Neste artigo você vai encontrar as soluções necessárias para te ajudar a reduzir (ou até mesmo eliminar) os problemas relacionados à entrega de mercadorias. Ficou curioso? Então aproveite e tenha uma boa leitura!

Afinal, o que é roteirização e monitoramento de entregas?

Não temos como falar sobre entrega de mercadorias e não falar sobre a roteirização. Isso porque ela nada mais é do que o processo que envolve o planejamento das rotas a partir de um volume de pedidos. É nessa etapa que se define desde quais produtos irão em cada caminhão, até o tempo para a descarga deles em cada cliente.

Sabemos que em muitas empresas isso é feito de forma manual. No entanto, a automatização deste processo com ferramentas especializadas é muito mais precisa e decisiva para reduzir drasticamente o tempo e custos das viagens, pois leva em conta inúmeros fatores que acabam passando despercebidos no planejamento tradicional. 

Mas e como ficam os imprevistos? Como saber se o planejamento está sendo executado de forma correta? É para esses pontos que o monitoramento de entregas é útil. Com um panorama das operações, gestores podem tomar decisões com muito mais assertividade e segurança.
 

Vantagens e ferramentas de roteirização

Você sabia que a roteirização pode auxiliar a definir qual transporte é mais indicado? Além disso, outro aspecto que o algoritmo leva em consideração é a escolha do melhor caminho, já que muitas vezes o caminho mais rápido não é, necessariamente, o mais curto. 

Para ficar mais prático de entender todas as suas vantagens e também ferramentas disponíveis para utilização, listamos abaixo três principais vantagens do uso. Confira:

1. Previsão de custos

A ferramenta de roteirização faz a previsão dos custos totais da rota calculando as despesas com base no tempo que será gasto na rota, quantidade de combustível e o preço dele. É possível ter visibilidade do valor em relação às mercadorias transportadas e fazer comparativos entre as rotas, além de estabelecer metas para acompanhar e evolução dos indicadores.

2. Planejamento completo da viagem

Como as empresas de transporte cobram por quilômetro rodado, é fundamental garantir que o planejamento seja executável, ou seja, que esteja o mais próximo possível da realidade enfrentada pela equipe de entregas.  Ao fazer a roteirização, o trajeto é traçado automaticamente levando em conta o melhor caminho, sempre baseado em mapas atualizados.

O plano de viagem é calculado seguindo a necessidade do cliente, indicando ainda quantos e quais os pontos de parada serão feitos, saindo da rota de congestionamentos, por exemplo. Desta forma, a empresa terá as informações para analisar durante o planejamento da viagem. 

3. Redução de gastos com manutenção de veículos

Todos os tipos de automóveis exigem gastos periódicos com manutenção, seja ela troca de óleo, pneu, filtro, entre outros. Quanto maior for a quilometragem rodada, maior a frequência dessas manutenções, ou seja, para diminuir esses gastos, o ideal é reduzir a quilometragem rodada pelos veículos. 

Com a otimização e planejamento com melhores rotas, o condutor irá percorrer estradas em boas condições, com menor percurso e quilometragem reduzida, diminuindo o desgaste do veículo.

Como a tecnologia pode melhorar a minha entrega?

Os sistemas de monitoramento aliados às ferramentas de roteirização proporcionam muitas vantagens para o negócio. Entre eles, estão:

Visão geral do status da entrega

No monitoramento de entregas em tempo real, a central possui um painel contendo o status de todas as entregas. Quando algo sai fora do previsto, imediatamente a central é notificada e pode entrar em contato com o motorista para entender o que aconteceu e solucionar o problema com mais agilidade. 

Ajuda a garantir a entrega no tempo previsto

Os sistemas de monitoramento auxiliam no registro de dados que podem ser analisados durante as ações realizadas diariamente. Para esse benefício em específico recomenda-se o uso de tecnologias que forneçam dados para cálculo de indicadores de desempenho. Com esses indicadores é possível calcular o tempo em trânsito, índices de eficiência e, dessa forma, apresentar um prazo de entrega mais justo para o cliente. 

Reduz o volume de devoluções

A melhor solução para que as devoluções não ocorram é o uso de sistemas que permitem ao entregador informar imediatamente o motivo da devolução à central, que recebe um alerta de notificação. Com isso, ganha-se tempo para pensar em opções para negociar a entrega e novos prazos com o cliente, a fim de evitar que toda a carga seja devolvida.

Mas como escolher a melhor solução para resolver o meu problema?

A escolha deve ser realizada com cautela e baseada em dados sobre a ferramenta. Antes de tudo, é fundamental que a empresa faça um diagnóstico do seu problema e um levantamento de qual é a sua real necessidade. Com essas informações em mãos, é possível pesquisar as opções no mercado e analisar quais se encaixam melhor no perfil procurado.

Quando encontrar um fornecedor, certifique-se de ele irá entregar o sistema de acordo com o que foi contratado e questione também sobre a infraestrutura: será preciso adquirir novos computadores, servidores, espaço em nuvem? Todos esses fatores devem ser esclarecidos antes da implementação. Está em dúvida sobre qual será a melhor opção para o seu negócio? Você pode entrar em contato conosco e entender na prática todos os benefícios que uma ferramenta Lincros pode trazer para a sua empresa!

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.