Você tem dificuldades para organizar e otimizar as rotas da sua transportadora de modo a melhorar os recursos? Então não deixe de conferir as dicas que separamos para você!
Se tem algo que desafia o sucesso das transportadoras é a gestão de entregas eficiente. Muitas vezes, a falta de visibilidade sobre as entregas resulta em custos extras no dia a dia e, consequentemente, falta de lucratividade, que compromete o negócio. Evitar essa situação começa com um ponto crucial da rotina: organizar as rotas da sua transportadora.
Se você ainda não tem um método bem definido nem atua com melhoria contínua neste processo, é hora de rever o trabalho. Quer saber como?
Veja neste post as 5 dicas essenciais que separamos para a sua transportadora organizar as rotas de forma eficiente:
Um bom planejamento é crucial
O primeiro passo para organizar as rotas da sua transportadora é a realização de um planejamento, que é uma tarefa muito importante no seu processo . Definir métricas, boas práticas, indicadores de desempenho e referências a serem seguidas. Essa clareza tornará o processo de organização muito mais eficiente e prático.
Além disso, é também através do planejamento que a transportadora poderá mapear processos que precisam ser melhorados e o que tem dado bom resultado na rotina de distribuição. A partir de então, pode-se realizar a roteirização das entregas com mais estratégia, levando em consideração os fatores que podem trazer mais agilidade e lucratividade ao negócio.
Agrupe paradas próximas
Um ponto muito importante na hora de organizar as rotas é agrupar em um mesmo veículo as paradas próximas. Esse mapeamento geográfico permite que a transportadora finalize entregas com mais agilidade e otimize gastos com combustível, por exemplo. Agrupar as entregas também facilita o controle da jornada do motorista, evitando que ele tenha que fazer horas extras por conta de deslocamento muito extenso.
Comece pelas paradas mais distantes
Pode parecer algo controverso, mas organizar a frota de maneira que os pedidos mais distantes sejam entregues primeiro é uma estratégia muito eficiente. Neste modelo, comumente o veículo se desloca por uma rota em forma de gota, ou seja: ao longo das entregas está mais próximo da transportadora, o que facilita o tratamento de situações imprevistas, como apoio ao motorista no caso de problemas no caminhão e contato mais próximo com a central.
Começar a entrega pela parada mais distante tende a otimizar o deslocamento também. Afinal, neste modelo o motorista não precisará se deslocar para um ponto e depois retornar de onde já estava para seguir com as entregas.
Não esqueça do gerenciamento de riscos
Acidentes e roubos de carga, infelizmente, são situações comuns na rotina das transportadoras. Porém são poucas as empresas que, ao organizar sua frota, atuam de forma proativa no gerenciamento de riscos.
Aliado a um sistema de roteirização, por exemplo, a gestão de riscos pode evitar percursos mais críticos no momento de distribuir as entregas, optando por rotas mais seguras. Boas práticas para o transporte de cargas sensíveis também engloba o processo de gerenciamento de risco e evitam custos extras.
A tecnologia é sua grande aliada
Em pleno século XXI é impossível pensar na organização da frota em um modelo totalmente manual. Para transformar o trabalho operacional e estratégico é fundamental que a transportadora utilize um bom sistema de gestão logística que facilite não só o gerenciamento da rota ou te entregue as melhores rotas, mas como também a comunicação entre motoristas e central. A roteirização automatizada garante, por exemplo, a criação de rotas a partir de janelas de entrega, tipo de veículo, região de entrega e diversos outros fatores. E apps que permitem o monitoramento em tempo real facilitam a visualização de todo o processo de entregas e até mesmo o tratamento de imprevistos no momento em que eles ocorrem.
QFaz aposta em automação e aumenta em 8% volume de notas emitidas
Para você, o que não pode faltar na hora de organizar a frota? Conte pra gente nos comentários.
Imagem: Joseph Paul on Unsplash