QFaz aposta em automação e aumenta em 8% volume de notas emitidas

Empresa especializada em serviços logísticos contratou solução de gestão da Lincros para monitorar frota, reduzir incidências e minimizar custos extras. Somente em 2020 foram 345 devoluções a menos do que no ano anterior



Com o aumento das vendas de e-commerce no Brasil – 47% a mais em 2020, segundo a Ebit/Nielsen – e a retomada da indústria e do varejo, o setor logístico vive um bom momento.


O crescimento das operações é sentido em muitos negócios, como é o caso da QFaz, empresa catarinense com mais de 70 veículos em frota e especializada na distribuição de itens para supermercados, atacarejos, logística em geral e armazém. A companhia, que distribui para todo o país com cargas fracionadas e fechadas, aproveitou o momento para reforçar sua estrutura com a aplicação de automação no processo de gestão e rastreamento de cargas.


Para isso, de acordo com o gestor de logística Milton Ribeiro Junior, a QFaz unificou o monitoramento com o apoio do sistema da Lincros, empresa de tecnologia especializada em soluções para o segmento. “Até então havia três plataformas em uso na operação, o que trazia uma dificuldade de acompanhar as entregas na rua, visto que os dados não eram integrados. Ao substituirmos as ferramentas pelo sistema da Lincros passamos a ter acompanhamento em tempo real e o detalhamento das entregas. Hoje temos, por exemplo, o comprovante da operação no ato da entrega, o que nos dá mais autonomia e transparência no relacionamento com o cliente”, avalia.

Dados revelam maior volume de serviços com mais organização interna
O executivo diz que, apesar do aumento de serviços prestados – em 2020 houve 14% de crescimento no volume de quilômetros rodados – a automação permitiu à QFaz absorver novas demandas sem precisar investir na frota.


“Foram 89 mil quilômetros a mais no período em relação a 2019 e seguimos com a mesma operação de antes. A organização que a solução trouxe, facilitando a criação das rotas de entregas e o monitoramento em tempo real, foi sentida também em outros indicadores. Aumentamos em 8% o volume de notas emitidas em 2020, o que representa 7 mil a mais do que no ano anterior, e ainda assim reduzimos as devoluções. Foram 345 a menos no período, e nosso percentual do ano é de apenas 0,62%. Também diminuímos custos nas reentregas, que hoje representam apenas 1,51% de toda a operação”, comenta o gestor da QFaz.


Chegar a este cenário, segundo Milton, não foi desafiador para a companhia, que contou com o apoio dos consultores da Lincros para organizar o período de implantação das ferramentas. No entanto, a cultura precisou ser ajustada. “O sistema anterior era usado há mais de 10 anos e isso impactou de certa forma na rotina das pessoas, que já estavam habituadas a um modelo de trabalho. Mas conseguimos reduzir impactos no dia a dia através de um cronograma eficiente de implantação e em pouco tempo o novo processo de organização e monitoramento das entregas já começou a dar resultados”, avalia.


Gilson Chequeto, CEO da Lincros, reforça que os ganhos da QFaz validam a necessidade de modelos de negócios baseados em automação. “Reduzir custos e manter o ritmo de crescimento com a mesma estrutura, equipe e frota só é possível com a identificação de gargalos, a redução de inconsistência no processo de entregas e a melhoria contínua. E para isso, a tecnologia é o caminho mais eficiente, porque permite a gestão de indicadores logísticos e o acompanhamento transparente de todo o processo”, avalia.

 

Em 2021, a QFaz segue crescendo. Somente em janeiro a empresa realizou a média de 1,6 mil entregas por dia.  “Já validamos que é possível aumentar a capacidade produtiva. Agora seguiremos ajustando processos para manter o bom relacionamento com o cliente, que também passou a ter uma visão muito mais completa do status de suas entregas”, finaliza Milton.

Fonte: https://saladenoticiasnew.com.br/qfaz-aposta-em-automacao-e-aumenta-em-8-volume-de-notas-emitidas-em-2020/

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.