Para você conseguir realizar uma distribuição adequada, levando em conta os cuidados necessários no transporte de bebidas, você precisa conhecer a natureza do que está conduzindo. Apenas assim conseguirá identificar as características de cada uma delas.
As necessidades para embalagens de transporte, a fragilidade de cada componente, o tempo que cada uma pode permanecer de fato em rota, entre outros pontos importantes.
As bebidas alcoólicas possuem em sua composição o
álcool comum, cujo princípio ativo é o etanol. Elas diferenciam-se umas das
outras principalmente pelas matérias-primas utilizadas em suas produções e
pelos diferentes teores alcoólicos.
O vinho por exemplo é produzido pela fermentação da uva em tonéis de madeira, que impedem que o etanol entre em contato com o oxigênio do ar. Do contrário, haveria a oxidação do etanol, transformando-o em vinagre. Seu teor alcoólico e os diferentes tipos de vinhos devem-se aos diferentes tipos de uvas utilizados na sua produção.
Fragilidade da carga X embalagem apropriada
A embalagem de transporte tem um papel fundamental no processo logístico de bebidas. É ela uma das principais responsáveis por minimizar perdas no traslado. Assim, permitindo que chegue intacta e sem quebras e avarias no ponto de venda.
Por exemplo, a grande maioria dos vasilhames são de vidro (tratando-se de vinhos) e podem quebrar facilmente durante o transporte. Outros também podem estourar seus vasilhames devido à pressão exercida internamente. Por isso, precisam ficar protegidos do calor. Por conta disso nos transportes marítimos, cujas viagens são longas (mercadorias vindas do exterior para o Brasil), o isolamento térmico faz parte do processo de transporte, composto por mantas térmicas que por sua vez tem como principal fator o isolamento contra o calor.
Planejamento de rota levando em conta os cuidados necessários no transporte de bebidas
Quanto mais tempo as bebidas e matérias-primas permanecerem em trânsito, maiores serão as chances de ocorrer algum tipo de problema, podendo comprometer a qualidade da finalização. Dessa forma, presteza e agilidade na entrega são diferenciais competitivos para qualquer empresa.
Outra característica que evidencia é o planejamento pontual
da rota de entrega. Pelo tipo de material (vinho) ser consideravelmente pesado
e haver dificuldades no deslocamento, principalmente quando se há destinos
diversos, esse planejamento se torna fundamental para realizarmos as entregas
com maior agilidade e segurança, no menor tempo possível.
Com o planejamento correto conseguimos evitar danos ao veículo
e na carga, diminuir os riscos de trabalho para o motorista, economizar
combustível e consequentemente reduzir custos na operação logística.
Lembre-se: a logística pode gerar sempre grandes
diferenciais competitivos no mercado e colocar sua empresa acima dos
concorrentes no setor. No ramo de transporte de bebidas, isso é fundamental, já
que o setor nacional é repleto de empresas que estão inseridas nessa área. Conte
com uma empresa experiente para efetuar o seu tipo de transporte.
Cuidados especiais na Distribuição – Tipos de veículos ideais para o transporte
Ao iniciar o processo de transporte desses tipos de carga para os centros distribuidores, a carroceria ideal é a do tipo sider, também conhecida como lonado. Este modelo facilita a carga e a descarga bem como o manuseio de itens paletizados, onde a mercadoria poderá ser facilmente manipulada e com auxílio de aparelhos (empilhadeira) para suporte.
Para a distribuição para os pontos de vendas recomendamos que o veículo possua carroceria fechada em aço ou alumínio. Além disso, a garantia das carrocerias fechadas conta com proteção da carga contra a chuva e pó que obrigam a limpeza e secagem da carga e, também, contra os raios de sol que alteram a coloração e sabor das bebidas e o produto chega ao ponto de venda com as mesmas características com que foi produzido.
Quer continuar transformando sua operação levando em conta os cuidados no transporte de bebidas?