Transporte de bebidas: quais os principais cuidados?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Quer saber como realizar o transporte de bebidas em segurança?

Quem trabalha com prestadores de serviço – fretes sabe muito bem como cada tipo de carga demanda cuidados específicos. Algumas têm grandes dimensões e são indivisíveis. Outras são perecíveis. 

Tem ainda as de grande peso, como vidros. E existe um trabalho que não é para qualquer um: o transporte de bebidas. 

O que complica ao transportar bebidas é a união de diversos fatores que dificultam o trabalho. Os vasilhames são frágeis e o peso é considerável. Além disso, a bebida deve ficar protegida, pois classifica-se como um alimento.

infográfico: transporte de bebidas
Infográfico: Transporte de Bebidas e os principais cuidados

Saiba os prestadores de serviço que você está utilizando

Ao efetuar o transporte de carga do fabricante para os centros distribuidores, deve-se ter conhecimento do estado dos veículos, por exemplo é ter a carroceria fechada em aço ou alumínio, uma vez que elas têm diversas portas laterais que facilitam o trabalho nos grandes centros. Além disso, podem ser do tipo plana ou rebaixada — a segunda é mais interessante por aumentar a capacidade de transporte e facilitar a carga e a descarga pelas laterais.

New call-to-action

Verifique se a carga está corretamente embalada

Uma das maiores preocupações de quem realiza o transporte de bebidas está na fragilidade da carga. Muitos vasilhames são de vidro e quebram facilmente. Além disso, alguns têm grande pressão interna, como as cervejas e os espumantes, que são gaseificados. Portanto, devem ficar protegidos do calor e de vibrações.

Sendo assim, como a carga estará sob a sua responsabilidade, acompanhe o carregamento e verifique o estado das embalagens. O ideal é que elas protejam as bebidas do calor e isolem as garrafas, de maneira que uma não bata na outra. Para completar, é recomendável que tenham avisos de mercadoria frágil.

Planeje a rota do transporte de bebidas

Por serem mercadorias pesadas e difíceis de deslocar dentro da carroceria, é recomendado planejar a rota de entrega, caso tenha diversos destinos. Isso facilitará o trabalho. Com uma rota de entrega adequada, você evita que o veículo fique com o peso distribuído incorretamente.

Além disso, com o planejamento de rota, é possível evitar ruas esburacadas, que podem ocasionar quebras de garrafas e locais muito íngremes, dificultando o deslocamento e causando possíveis contratempos com os clientes.

Acompanhe o carregamento e o descarregamento

Um dos momentos críticos no transporte de bebidas é a operação de carga e descarga. Enquanto a mercadoria está acondicionada na carroceria do caminhão, está bem protegida. Porém, ao ser manipulada por diversas pessoas, o risco de quebra aumenta.

Para completar, em muitas ocasiões, as entregas são parciais e em diversos endereços. Isso faz com o que os carregadores fiquem com pressa em realizar logo o trabalho e partirem para o próximo destino.

Com isso, existem três problemas graves que podem ocorrer: a quebra de mercadorias, os acidentes de trabalho e a entrega em locais incorretos, misturando os itens. Para evitar essas ocorrências, tenha calma e atenção em todo o processo.

Percebeu como o transporte de bebidas demanda alguns cuidados especiais? Se por um lado isso é ruim, pois dá mais trabalho, por outro é um nicho de mercado interessante, pois tem menos procura. Dessa forma, é possível conseguir valores melhores no frete.

Alguns equipamentos ajudam bastante a diminuir os riscos de avaria ou quebra. Você pode solicitar peças, como:

  • indicadores de impacto para detectar se alguma parte da carga sofreu colisões danosas;
  • cantoneiras de plástico ou papelão para conceder um revestimento extra às caixas;
  • pallets de madeiras para facilitar a movimentação das cargas.

Evite contato com água e umidade durante o transporte de bebidas de cargas frágeis

Realmente, todo o cuidado e planejamento com acondicionamento e embalagens será em vão se a mercadoria for exposta à umidade. Isso está além de isolá-la da chuva.

Trajetos mais extensos — que demandam um deslocamento entre Norte e Sul do país, por exemplo — podem gerar um fenômeno popularmente conhecido como “suor de carga”, que é a cristalização do vapor d’água sobre as embalagens devido às alterações climáticas.

Em situações como essa, é imprescindível arrumar a mercadoria para as mudanças de temperatura utilizando produtos dessecantes, que absorvam essa umidade a fim de prevenir deformação ou mofo na carga.

Importante! Invista também em fitas isolantes para vedar os produtos e evitar que eles não sofram com intempéries ambientais, como as tempestades de verão. E sempre tenha cuidado redobrado ao dirigir o caminhão nessas condições.

Que cuidados são necessários ao transportar alimentos não perecíveis?

O transporte de alimentos se divide em dois tipos principais, cada um com suas particularidades. Quando se trata de produtos não perecíveis, as regras são um pouco mais simples de entender e cumprir. Afinal, não há muitos riscos de estragar a mercadoria durante o transporte.

Nova call to action

São exemplos dessa categoria os produtos industrializados, que vêm embalados e têm um prazo de validade mais longo. É o caso de leite em pó, pacotes de arroz, outros cereais e biscoitos. Por ter consistência seca, eles são mais fáceis de armazenar e não exigem controle de temperatura para o transporte.

Invista em tecnologia e melhore o processo de transporte de bebidas

O deslocamento de cargas sensíveis e com nível de risco elevado — como o transporte de alimentos e bebidas — a utilização de ferramentas tecnológicas de rastreamento em tempo real é indispensável.

Esse tipo de investimento contribui para reforçar a integridade dos produtos e concede um acervo de dados úteis que podem ser aproveitados pela empresa contratante, evidenciando a qualidade do serviço oferecido. Por isso, a tecnologia é essencial para a eficiência dos processos de distribuição. 

Quer saber como trazer os melhores resultados pra sua operação? Baixe nosso e-book agora!

Karina Eufrázio Kuth
Últimos posts por Karina Eufrázio Kuth (exibir todos)

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.