Nos dias de hoje, é preciso oferecer mais para o mercado. Ter uma formação básica demais já não é suficiente para atender àsdemandas atuais do seu nicho de atuação. Portanto, permaneça atento àquelas opções que fazem diferença na hora de contratação e, em especial, quando chega o momento de atuar profissionalmente.
Pensando nisso, separamos diferentes possibilidades de especializações em logística para você sair à frente da concorrência na disputa por uma vaga.
Os profissionais que atuam nessa área podem ter formações variadas: administradores, engenheiros, economistas e devem aprender novos conceitos diariamente, seja investindo em cursos de curta duração, seminários e workshops ou até em mestrados profissionais e MBAs, dentro e fora do país. Afinal, somente quem se mantém atualizado é capaz de acompanhar as mudanças no cenário em logística.
As melhores opções de cursos complementares
As especializações, geralmente, têm uma carga horária mínima de 360 horas/aula. Há cursos ofertados em um único dia da semana, com duração média de 18 meses, ou cujas aulas acontecem três vezes por semana, com a duração de, em média, nove meses. Para quem tem uma rotina apertada, também existem os cursos à distância, que têm crescido cada vez mais no Brasil e no mundo como uma opção de educação de qualidade adaptada às necessidades do aluno. Confira, a seguir, algumas das especializações mais cotadas na área de logística:
• Cadeia de suprimentos: Essa especialização pretende formar profissionais capazes de gerir as operações da cadeia de suprimentos (ou supply chain) de modo a pensar estratégias para melhor controlar o estoque e o transporte. Quem faz esse curso estuda matérias como: comércio exterior; transporte; planejamento de estoque e produção; e armazenagem, entre outros. Na disciplina de estoque, por exemplo, o aluno aprende vários conceitos como ressuprimento, planejamento tanto de produtos quanto de materiais, e trocas. Já na matéria de comércio exterior, são estudados assuntos como a história desse campo e a legislação da área. Em transporte, o estudante conhece os diversos modais, bem como todo o processo de gestão logística (despesas, manutenção, entre outros fatores).
• Transporte: Essa especialização prepara o profissional de logística para atender às demandas das empresas na área de transporte dentro da logística empresarial. São estudadas matérias específicas, além de algumas disciplinas gerais da área: gestão; multimodais; cadeia de suprimentos; e estoque e armazenagem.
• Logística e treinamento corporativo: Essa especialização em logística é mais focada na área administrativa, onde o aluno estuda conceitos de marketing; comunicação; contabilidade; recursos humanos; e distribuição e logística. Na disciplina de distribuição e logística, por exemplo, é possível aprender mais sobre matérias como armazenagem, transporte, distribuição, compras e acondicionamento.
Saiba como o mestrado pode ajudar você
Os cursos mencionados anteriormente funcionam como o primeiro passo em direção a uma formação ainda mais aprofundada. Mas o título de mestre pode tornar-se o principal diferencial da sua carreira, elevando o nível do seu currículo e aumentando o grau de conhecimento da sua área de atuação.
Atualmente, além dos tradicionais mestrados acadêmicos cujo foco é na pesquisa, há a opção do mestrado profissional, que é focado no mercado e facilita a aplicação prática do que você aprendeu no curso, melhorando significativamente o seu desempenho no trabalho.