Cinco passos para gestão eficiente da cadeia de transportes

Estar preparado para o crescimento das demandas empresariais implica em uma série de ações assertivas. Na cadeia de transportes, a gestão merece total atenção neste sentido. A sua operação logística só poderá crescer com qualidade se forem observados alguns fatores de inovação.


 

Confira na listagem abaixo as cinco dicas que preparamos para uma gestão eficiente da cadeia de transportes. Veja o que a sua empresa pode adotar para se destacar no mercado com estes passos:

Mapeamento e padronização dos processos

Antes de pensar em contratar novas tecnologias é preciso olhar para dentro de casa. Sua empresa tem processos bem mapeados para a gestão da cadeia de transportes? As entregas ocorrem dentro de cronogramas bem distribuídos? Se a frota é terceirizada, existe algum controle sobre essa jornada?

Entender os pontos fracos e fortes da rotina atual é a primeira ação rumo a melhorias no processo logístico. Em relação à cadeia de transportes, é fundamental identificar as atribuições de cada profissional e de que forma o controle ocorre.

No caso de processo manuais, a estruturação dessas ações vai ser essencial para a implantação de uma solução tecnológica para a gestão da cadeia de transportes. Portanto, primeiramente mapeie, organize e padronize os processos internos. Com isso, a adesão de uma nova tecnologia para a automação das ações será mais aderente.

Qualificação do time logístico

Há, em muitas empresas, a ideia errônea de que a logística e, consequentemente, o trabalho relacionado à cadeia de transportes, é apenas operacional. Na realidade, é essencial contar com uma equipe analítica, que saiba extrair e gerenciar dados para melhorar as atividades do setor.

Por isso, um passo essencial na gestão da cadeia de transportes é investir na preparação da equipe. Treinamentos para os profissionais, compartilhamento de conteúdos sobre o segmento, benchmark com outras empresas referência.

Principais especializações em logística para enriquecer o currículo

Tudo isso precisa estar no radar do gestor que busca eficiência da operação logística. Uma equipe só conquistará excelência se contar com insumos para isso. Comece já, compartilhando este post com o seu time!

Também é necessário que sua equipe esteja preparada para lidar com as particularidades do segmento logístico. Conhecer os documentos relacionados à cadeia de transportes e a importância de cada um deles, por exemplo, é essencial.

Comunicação eficiente para a gestão da cadeia de transportes

Uma gestão eficiente da cadeia de transportes acontece através da integração entre setores. E isso só é possível através de uma comunicação efetiva entre as áreas da empresa.

No setor industrial, é importante que a produção e a logística se comuniquem bem para que não falte matérias-primas na produção. A área de vendas também deve estar integrada, garantindo a venda de itens que estejam em estoque para que possam ser endereçados ao consumidor.

Ainda do ponto de vista da comunicação, é importante que os próprios profissionais de logística estejam em contato direto. Motoristas e equipe de gestão devem estar alinhados quanto aos objetivos e trocar informações para garantir entregas dentro dos prazos. Esta comunicação deve ocorrer em tempo real, com o apoio de soluções de monitoramento de entregas, por exemplo.

A comunicação rápida, direta e eficiente reduz perdas, identifica gargalos e promove a troca para a resolução de conflitos.

Automação das atividades

Agora é hora de falar de tecnologia. É impossível pensar em melhoria contínua sem falar de automação. Na gestão da cadeia de transportes, este passo está ligado à aplicação de soluções de monitoramento e gestão do processo de entregas.

Da contratação do frete até a entrega no cliente, o controle através de ferramentas integradas e inteligentes é um diferencial. Uma plataforma de TMS reduz riscos de atrasos, custos extras, promove o controle de ponta a ponta, automação dos processos de auditoria e pagamento de fretes.

Como diminuir os atrasos nas entregas dos seus parceiros

Até mesmo a organização da carga e o desenvolvimento das rotas da cadeia de transportes pode ser automatizada. Veja aqui como o Grupo Copobras tem melhorado seu processo através da automação.

Análise constante de desempenho

Através dos indicadores de desempenhos fornecidos pela solução de gestão o profissional de logística pode atuar proativamente em melhorias contínuas. Este passo é fundamental para consolidar uma estratégia de gestão eficiente da cadeia de transportes.

Afinal, um software aplicado à logística serve justamente para evitar o “engessamento” das ações. Assim como o próprio setor, ele é volátil e traz opções de análise de pontos que irão transformar a logística em um segmento analítico, proativo e em constante mutação para melhores resultados.

Quer saber mais como analisar seu desempenho e quais indicadores uma plataforma de TMS vai trazer à gestão da cadeia de transportes. Clique aqui e fale com nossos especialistas.

Conheça também nosso material exclusivo sobre KPIs Logísticos.

Infográfico KPIs

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.