Principais especializações em logística para enriquecer o currículo

Para quem trabalha no segmento, é importante se atualizar constantemente sobre as melhores práticas disponíveis no mercado. Neste artigo mostramos o perfil do profissionais de logística e as melhores opções para incluir no currículo e alavancar a carreira.


A logística é uma área extremamente estratégica em qualquer empresa. Com a transformação digital, soluções inovadoras surgindo e os novos comportamentos dos consumidores, estar atualizado com relação às melhores práticas do setor é imprescindível para os profissionais da área. Neste artigo vamos mostrar quais são os principais cursos de especialização que você pode incluir no seu currículo. Acompanhe!

O profissional de logística

Como a logística é parte fundamental de diversos tipos de empresas, o perfil deste profissional é bastante variado. O trabalhador deve conhecer bem o produto que a empresa comercializa e também entender os processos de transporte para determinada carga.

Além disso, este especialista deve ter uma visão estratégica do negócio, já que também é responsável por fazer o planejamento para que a empresa funcione da melhor forma possível. Seu foco deve ser em garantir agilidade e a otimização dos processos, com o menor custo.

Boa comunicação também é uma exigência do especialista em logística, já que deve dialogar com os demais setores da empresa, além dos fornecedores e clientes. Para que a gestão do negócio seja mais vantajosa, operar sistemas eletrônicos e estar antenado com as tendências tecnológicas também é um pré-requisito do profissional de logística.

Claro que há ferramentas que podem ajudar este colaborador a alcançar estes atributos. Cursos de especialização são uma ótima opção para ficar por dentro das práticas atualizadas para o segmento.

Cursos de especialização em logística

Há diversas possibilidades para quem ingressa na área. Os profissionais podem vir da administração, engenharia, economia, e todos devem aprender novos conceitos em sua rotina de trabalho. Assim, o investimento em cursos de curta duração, ou até MBAs  é uma boa ideia. Para que o colaborador se torne um especialista, é preciso se manter atualizado e acompanhar as mudanças no cenário logístico.

As especializações são boas alternativas pois são ofertadas de forma mais flexível e podem se encaixar na rotina de qualquer colaborador. Há cursos ministrados em um único dia da semana. Outros se distribuem em maior frequência semanal e têm menor duração – de 9 a 18 meses. Já os cursos à distância podem ser acessados a qualquer momento de acordo com a rotina do estudante. Confira agora as melhores opções para alavancar seus conhecimentos e seu currículo.

Supply Chain Management

Também conhecido como Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, é uma das principais funções da logística. Afinal, fazer com que os processos se tornem mais rápidos,  eficientes e econômicos é o objetivo de qualquer empresa.

Sendo assim, os cursos de especialização voltados para o Supply Chain são, geralmente, mais práticos do que teóricos, mantendo o profissional ligado às novas tecnologias e metodologias usadas por organizações em todo o globo.

Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente está em alta e vem se tornando critério de escolha para investimentos nas empresas. Ou seja, quem tem iniciativas que beneficiem o meio ambiente acaba saindo na frente no competitivo mundo dos negócios.

Investir em “logística verde” é uma forma de adequar a empresa a esta nova realidade. Porém, por se tratar de um tema relativamente novo, há poucos especialistas nesta área no mercado. Pode haver alguma experiência prática, mas falta a formação teórica. 

Portanto, este é um segmento em que vale a pena investir para quem tem a intenção de atuar em grandes empresas, com grandes chances de crescimento na carreira. O tema “sustentabilidade” não deve sair da pauta tão cedo, logo, o profissional pode ter destaque ao implantar estratégias de logística verde na companhia.

Comércio Exterior

Em janeiro de 2023, o Brasil exportou mais de US$ 10 bilhões, um crescimento de 16% em relação a janeiro do ano passado. Ou seja, a exportação no país é um negócio muito forte e uma das principais atividades econômicas brasileiras.

A logística e o Comércio Exterior sempre andaram lado a lado, e desta forma, é comum que os profissionais transitem em ambas áreas. Com a intenção de ampliar demandas e encontrar novos públicos, é fundamental que empresas de logística tenham colaboradores que entendam dos trâmites legais de importação e exportação.

Especializar-se em Comércio Exterior se mostra, então, como uma forma de agregar  possibilidades a uma empresa que deseja empreender além-mar. Também pode ser uma forma de alavancar a carreira na logística.

Gestão de Transportes

Os processos logísticos são importantes, mas gerenciar as rotas de entrega também é uma atividade fundamental. Não é apenas saber qual é o caminho mais curto ou rápido, mas entender de toda a manutenção relacionada aos veículos, desgaste dos pneus, consumo de combustível. Assim, é possível fazer manutenções preventivas e garantir o melhor desempenho e economia com despesas mecânicas.

Com um curso de especialização para entender da gestão de transportes e quais ferramentas utilizar, o profissional se torna mais completo e apto para ajudar a empresa a ter mais sucesso nas operações diárias. 

Soft skills

No universo corporativo de hoje, que sofreu muitas mudanças devido à expressiva transformação digital que tivemos nos últimos anos, já não é suficiente ter habilidades práticas.

As “hard skills” são os pré-requisitos que todos devem ter para se candidatar a uma vaga, como graduação, experiência comprovada na área e cursos de especialização. Porém as soft skills, as habilidades comportamentais, também têm sido muito cobradas pelos gestores atuais e até pelos colaboradores das empresas.

Investir em inteligência emocional, boa comunicação, proatividade, liderança e flexibilidades para se adaptar a diferentes cenários são imprescindíveis para o sucesso corporativo, especialmente se o cargo for de liderança.

Assim, investir em cursos ou estudos relacionados às soft skills também é uma boa opção de especialização na logística.

Gostou deste conteúdo? Conheça mais sobre o universo da logística acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!

Imagem de Freepik

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

Confira também os episódios do videocast Café com Logística sobre assuntos relacionados:

LINCROS

Conheça outros semelhantes:

Caminhão rodando na estrada

Tendências da logística e temas atuais para o seu TCC

No universo acadêmico, a graduação impõe um importante passo para a finalização dos estudos. O trabalho de conclusão de curso é obrigatório e, na logística, diversos temas podem ser abordados. Confira aqui os mais relevantes e atuais.