Já imaginou controlar seu estoque, distribuição e pós-entrega de uma forma consolidada? Veja detalhes sobre este cenário logístico aqui!
Quando o assunto é gestão logística, a tecnologia é algo que precisa andar junto dentro de uma organização. Nenhuma empresa pode considerar a logística como uma área separada e distante das outras demandas ou setores. É por isso que a integração é tão importante e traz tantos benefícios para o negócio.
Quando realizada da forma correta, ela é capaz de transformar a capacidade de gerenciamento, assim como ajudar no direcionamento da melhor forma, reduzir os desperdícios e aprimorar os resultados. Entretanto, existem inúmeras possibilidades. Você sabe quais são as integrações mais importantes para suas operações logísticas?
Se essa ainda é a sua maior dúvida, esse artigo foi feito para você! Esperamos que aproveite e tenha uma boa leitura.
Os principais processos de uma operação logística
Sabemos que a integração é a junção de toda a movimentação de uma empresa de modo que as equipes de gestão tenham acesso aos dados em tempo real e de forma segura. Por isso, para que uma operação logística seja colocada em prática, é preciso considerar quatro processos importantes:
- Abastecimento
- Armazém
- Controle de estoque
- Transporte e distribuição
Lembrando que cada um desses pilares necessita não apenas da tecnologia integrada, como também de uma boa infraestrutura e mão de obra qualificada para que possa operar da melhor forma possível.
Mas afinal, quais são as integrações mais importantes?
Dentre tantas integrações que podem beneficiar o seu negócio, separamos 4 delas que podem tornar a sua operação muito mais eficiente e automatizada. Confira:
1. Organização do estoque
Esse é um dos principais pontos que precisa de atenção! Isso porque, com a organização do estoque a empresa garante uma boa produtividade, redução de possíveis desperdícios, além de avarias e perdas. Dentro dela estão:
- Sinalização;
- Identificação correta dos produtos;
- Realização de inventários de forma periódica;
- Armazenagem dos produtos de forma organizada através de grupos e categorias.
2. Monitoramento do transporte
Esse com certeza é um ponto muito importante dentro de uma gestão logística, seja no fist mile ou no last mile! Através do monitoramento do transporte é possível determinar o status da carga para que as tomadas de decisões sejam realizadas da forma mais precisa possível assegurando que todos os prazos serão cumpridos corretamente.
3. Mapeamento dos pedidos
Com uma tecnologia integrada, é possível identificar quais são os produtos que possuem mais saída por período, conhecer as regiões que são mais atendidas, além de conseguir mensurar a frequência e intensidade dos pedidos realizados nelas. Com isso, a empresa possui uma maior eficiência para conseguir planejar estoques e organizar as vendas!
4. Acompanhamento dos indicadores de performance
Sabemos que sem os KPIs, a qualidade de uma gestão logística não é a mesma. Assim que as metas de desempenho são estabelecidas, os indicadores de resultados são as melhores ferramentas para o seu negócio. Eles são ótimos para conseguir compreender de que forma a operação ocorre em cada uma das etapas. Com eles, é possível analisar os dados em tempo real, e com a segurança de que não há nenhum desfalque neles, dando a chance de tomar decisões e escolhas mais seguras, evitando desperdícios de recursos.
Saber a importância da integração em um negócio, assim como quais são as ideias para a sua operação, já é meio caminho andado para o sucesso.
Ficou curioso para descobrir quais são as outras integrações que podem ajudar em suas operações logísticas, e como encontrar a melhor ferramenta para colocá-las em prática? Fale com um de nossos especialistas e descubra a melhor forma de solucionar possíveis falhas e obter resultados incríveis!
Imagem: br.freepik.com/fotos-gratis/interior-de-grande-armazem-de-distribuicao-com-prateleiras-repletas-de-paletas-e-produtos-prontos-para-o-mercado