Já falamos aqui no blog sobre as vantagens de escolher um software para roteirização de entregas nas tarefas do dia a dia de uma empresa que realiza entregas.
Ele é o responsável por levar em conta diversas informações, planejar todas as ações que serão executadas pela equipe que vai a campo, garantindo que haverá o melhor roteiro em tempo que o transporte de cargas ocorra sem atrasar a entrega seguinte.
Fazer esse planejamento e executar dentro do prazo depende de diversos fatores, por isso os algoritmos do sistema podem ser abastecidos com informações do cliente cada vez que as entregas forem feitas, assim mais eficientes elas tendem a ser. Mas você sabe quais são as tarefas que ficam mais simples com a roteirização? Elencamos 4 delas:
Roteirização e as tarefas do dia a dia
Planejar carregamento
Você já sabe como planejar o carregamento dos caminhões, certo? Essa tarefa, porém, não trata somente da ordem em que os produtos estarão dentro do baú, mas também qual caminhão fará cada entrega.
Nesse planejamento precisam ser contemplados, além dos endereços próximos, o peso máximo dentro de cada caminhão. Quando esse planejamento torna-se automático, poupa-se muito tempo das equipes que realizam essa operação. Além de diminuir custos, já que com maior organização mais entregas serão feitas com menos caminhões.
Escolher bons caminhos
Em uma grande cidade, conhecer as distâncias percorridas é um imenso desafio. É a roteirização que sinaliza quais rotas são mais rápidas, mas também pode ser abastecido com informações sobre quais são mais eficientes.
À medida que a equipe de entregas perceba que aquele caminho não foi a melhor escolha, essa informação pode ser enviada para a central e, caso a alteração seja autorizada, o roteirizador passa a não optar mais por aquele caminho. Sendo assim, quanto mais tempo a empresa usar a roteirização, mais efetivas tendem a ser as entregas.
Atender necessidades dos clientes
Seus clientes são exigentes? Possuem necessidades exclusivas? O roteirizador pode ser abastecido com informações sobre todas as exigências e garantir que elas sempre sejam contempladas.
Dessa forma, não importa qual equipe fará o serviço, a roteirização sempre saberá que aquele cliente, por exemplo, necessita de mais tempo para descarga, ou prefere que as entregas sejam feitas pela manhã.
Comparar resultados da roteirização
Com a gestão de transporte é possível roteirizar para comparar custos operacionais do planejamento de rotas.
Podendo comparar se houve uma redução de custos e redução no consumo de combustível. Para isso, é necessário que a empresa possua também uma ferramenta de gestão de entregas.
Com informações consolidadas sobre previsto x realizado é possível saber se o planejamento está sendo feito de forma adequada. Além de se as equipes estão correspondendo às expectativas, se há algum gargalo que precisa ser solucionado, etc. Sem essas tecnologias, essa comparação é muito mais difícil já que seria necessário coletar esses dados manualmente.
Ficou interessado e quer saber mais sobre como ter reduzir custos e obter a satisfação dos clientes? Entre em contato conosco