Roteirizador de viagem na pontualidade das entregas

 

Não é preciso passar por uma faculdade de logística para saber que um roteirizador de viagem tem grande importância. Planejar é a uma peça chave para o sucesso de qualquer operação que envolva certo nível de organização. Mesmo assim, muitas empresas ainda trabalham com formas rústicas e pouco automatizadas de ordenar as entregas.

 

Um roteirizador de viagem é uma ferramenta que contribui para o planejamento das operações antes que o caminhão seja carregado, ou seja, cabe a ele a inteligência na definição de quais pedidos e qual rota cada veículo deve percorrer visando a menor rota possível casado com o melhor nível de serviço para o cliente.

 

Por que um roteirizador de viagem é necessário?

 

Pense em um cenário em que há poucos caminhões. Com um raio de entregas bastante específico e uma baixa variabilidade de clientes. Uma ferramenta de roteirização não seria tão necessária. Acontece que essa condição é rara (para não dizer inexistente).

 

A realidade é que os pedidos seguem lógicas específicas e complexas de janelas de entrega. Podem ser elas: especificidade de caminhão, local de entrega, etc. Contemplar todas essas exigências e ainda assim ser pontual é quase impossível quando não se conta com a ajuda de um roteirizador de entregas.

 

Pedido Efetuado

 

Quando o pedido é feito, são coletadas todas as informações necessárias para que o roteirizador de entregas possa planejar com eficiência as entregas. Com dados sobre endereço do cliente, melhor horário para entrega, restrições de circulação nas cidades, e exigências da carga quanto ao caminhão. Como tamanho das caixas ou necessidade de refrigeração, por exemplo. As encomendas são separadas de acordo com a demanda e são traçados os melhores caminhos para que haja pontualidade em conjunto com produtividade.

 

Distribuição da carga

 

Quando o caminhão sai à campo para fazer as entregas, quem entra em cena é um outro software: o gestão de entregas. Por meio dele, é possível saber se a rota que foi traçada inicialmente está sendo seguida pelo motorista. Além de se houve mais paradas do que o programado, se o cliente teve problemas com o pedido, etc.

 

 

Essas informações colhidas e enviadas em tempo real abastecem o roteirizador de viagem com dados ainda mais precisos. Isso quer dizer, que o software é capaz de aprender que o cliente necessita de mais tempo para a descarga da carga. Ou até mesmo que determinada rota costuma atrasar as entregas por conta do trânsito.

 

Dessa forma, quanto mais entregas guiadas pelo gestão de entregas, mais precisos serão os roteiros traçados pelo roteirizador de viagem e mais pontuais serão as entregas.

 

Isso é necessário principalmente para garantir a satisfação do cliente, mas também porque em muitos casos há janelas bem específicas de entregas que precisam ser contempladas. Quando há falta de organização no processo, é bastante corriqueiro que esses horários não consigam ser cumpridos. Assim, o cliente se nega a receber a mercadoria, demonstrando a ineficiência do processo.

 

[banner id=”7577″]

 

Outro elemento fundamental é a economia de recursos. Com a otimização das entregas, evita-se que caminhões da mesma empresa façam rotas sobrepostas. Ou seja, dois caminhões que acabem se cruzando no caminho. Dessa forma, haverá economia de combustível, otimização do tempo e maior satisfação dos clientes.

Quer saber mais sobre como o roteirizador de viagem pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco!

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: