4 estratégias de transportes adotadas nas grandes indústrias

Ter uma estratégia de transportes bem-sucedida depende de uma série de fatores. Não basta apenas ser um gestor extremamente especializado e com expertise no mercado. É preciso contar ainda com uma equipe bem preparada e, claro, boas práticas de logística e soluções inovadoras.


Se você também quer saber o que grandes empresas estão fazendo para otimizar seus processos logísticos, confira aqui cinco pontos ligados à estratégia de transporte das grandes indústrias. E lembre-se: muitas delas podem ser aplicadas ao seu negócio, independentemente do tamanho da sua demanda de distribuição.

1 – Muitas indústrias apostam em frota terceirizada

Foi-se o tempo em que se pensava que para manter o controle da operação logística ela precisava ser totalmente internalizada. Hoje grande parte das indústrias opta por realizar as entregas a partir de frotas terceirizadas. Essa estratégia prevê, principalmente a redução de custos na indústria, algo que sempre desafia os gestores. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), desde 2018, os custos dessas empresas subiram 8,8%.

Portanto, racionalizar despesas é cada vez mais importante. Não precisar investir em frota, manutenção e insumos pode ser uma aposta muito assertiva.

Para que essa estratégia de transporte seja eficiente, é fundamental que as empresas tenham controle sobre a contratação e pagamento de fretes. Porque sem a conferência correta de documentações e preços negociados X preços cobrados, o barato pode sair caro.

Investir em terceirização das entregas é comum e tem sido uma iniciativa crescente com o advento de tecnologias que permitem o acompanhamento das entregas e a contratação e auditoria dos fretes.

A Altenburg, por exemplo, uma das grandes empresas brasileiras de cama e banho aposta nesta estratégia. Com o apoio de soluções tecnológicas eficientes, reduziu custos e otimizou a parceria com as transportadoras que realizam suas entregas.

2 – Padronização de processos de embalagem e distribuição

Um dos cases de logística mais eficiente em todo o mundo é o da Amazon. A marca não é, necessariamente, uma indústria, embora venda milhares de itens e seja referência global em e-commerce.

Uma das grandes lições da companhia, e que deve ser analisada como estratégia de transporte pelas empresas, é o formato de envio dos produtos.  As embalagens bem desenvolvidas protegem os itens e reduzem consideravelmente o número de devoluções por avarias.

O crescimento exponencial da marca fez com que a companhia investisse ainda mais em logística e hoje conta até mesmo com frota própria em algumas regiões. O controle operacional através de tecnologia de ponta é o grande diferencial da estratégia de transportes da empresa. Este é, sem dúvidas, um caso de sucesso onde a estratégia de transportes foi desenvolvida a partir de boas práticas internas (embalagem + atendimento rápido ao cliente), com inovação na distribuição (o que garante prazos super curtos, da compra à entrega final).

3 – Logística omnichannel

A interação entre os diferentes canais de vendas (seja com o cliente final ou uma negociação B2B) é crescente. Isso porque, quando todo o processo é integrado a empresa proporciona ao cliente uma experiência única, além de ter controle sobre todo o processo.

Um bom exemplo de logística omnichannel é a do Grupo Hope, que centraliza em sua estratégia de transportes tanto as entregas para suas lojas próprias quanto para o cliente final. A integração dos dados em diferentes frentes permite ao gestor uma visão global da distribuição, podendo otimizar rotas, agilizar entregas e, consequentemente, reduzir custos.

4 – Automação na estratégia de transportes

Não dá para falar sobre assertividade nas estratégias de transporte sem citar a automação como uma boa prática frequente. Cada vez mais as indústrias buscam soluções integradas para gerenciar os processos logísticos, de ponta a ponta.

Isso porque, através da integração de dados e ações em uma única plataforma, o gestor da indústria tem em mãos métricas relevantes para atuar na melhoria contínua do processo de distribuição. Por exemplo: softwares integrados permitem que os gestores façam a previsibilidade de demandas na logística primária, garantindo o abastecimento da indústria ao disponibilizar a frota nos períodos de maior compra e transporte de insumos.

A integração com o sistema comercial da empresa também facilita a visualização de dados relacionados às vendas sazonais, o que facilita o preparo de estrutura e equipes para atuar assertivamente neste momento.

A automação também tem papel estratégico na logística do last mile, reduzindo custos com devoluções. Entregas bem monitoradas, como as que são realizadas por empresas como a Kley Hertz, permitem que a equipe de logística suporte o crescimento das vendas sem abrir mão de um relacionamento de qualidade com o consumidor. O cumprimento dos prazos de entregas é muito mais fácil quando o gestor tem em mãos dados consolidados e painéis que mostram a localização em tempo real e o status das entregas.

Na sua indústria, como a logística tem sido tratada? Há investimentos para tornar o segmento mais estratégico e eficiente?

Para saber mais sobre essas práticas e como elas podem mudar a sua rotina, entre em contato com nossos especialistas.

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: