Empresa, que é a maior distribuidora nacional de equipamentos de prevenção e segurança, implantou a solução de gestão logística e passou a monitorar todo o processo de distribuição e conferência de faturas, antes realizado por amostragem, em 100% dos documentos.
Referência em soluções para segurança e prevenção, a Zeus do Brasil distribui produtos para empresas de todo o País, e optou por investir em uma solução de automação que garantisse a eficiência sobre seu processo logístico. A companhia implantou a plataforma da Lincros, especializada em soluções de gestão logística, e já destaca os resultados da tecnologia para o negócio.
Atualmente, 90% dos fretes passam pela solução, que não só proporcionou o acompanhamento da evolução dos pedidos, como auxiliou no processo de conferência da cobrança dos fretes.
Antes da solução, cerca de 60% das faturas apresentadas pelas distribuidoras parceiras da Zeus apresentavam divergências no momento da cobrança – hoje este índice já caiu para 40% – volume que representa pequenas divergências e que a empresa faz questão de realinhar com o transportador para ter 100% de acerto.
Cerca de 6 mil conhecimentos de frete são recebidos mensalmente na companhia. Antes da automação, a auditoria dos documentos ocorria por amostragem. Atualmente, bastam 10 minutos para o processo, o que permite à equipe focar em decisões estratégicas do negócio. Cada documento com inconsistência é identificado pelo sistema e bloqueado para cobrança, sendo repassado ao setor financeiro somente após ajuste do distribuidor parceiro.
A solução de Business Intelligence, de acordo com Willian Claudino, Coordenador de Logística da Zeus do Brasil, é um dos grandes diferenciais da ferramenta. Com os indicadores, a equipe pode ajustar processos e melhorar a rotina de distribuição, consequentemente, reduzindo custos nesta etapa.
“Temos agora uma rápida tomada de decisão, e conseguimos melhorar gradativamente os processos, mantendo mais assertividade na distribuição. O sistema da Lincros traz relatórios automatizados, não dependendo de uma pessoa para a elaboração manual desses documentos. Antes era necessário extrair os dados do ERP, passar para uma planilha e, a partir daí, construir os relatórios. Agora tudo isso está na mão da gestão em questão de minutos ”, diz.
Um dos indicadores utilizados na Zeus é o de qualidade da entrega, que atualmente já está em 80%. Ele diz respeito à assertividade no processo, dentro das regras estabelecidas com o parceiro, relacionadas ao acordo de prazo com o cliente.
“Nossa distribuição é terceirizada e o processo de monitoramento nos possibilitou entender a eficiência de nossos parceiros e valorizar os serviços de maior qualidade, que impactam diretamente na satisfação do cliente, que recebe seus pedidos dentro do prazo acordado. Além disso, a automação trouxe mais controle e governança para o setor logístico”, reforça o executivo.