Quer saber como realizar o transporte de bebidas em segurança?
Quem trabalha com prestadores de serviço – fretes sabe muito bem como cada tipo de carga demanda cuidados específicos. Algumas têm grandes dimensões e são indivisíveis. Outras são perecíveis.
Quais os principais gargalos da logística alimentícia – e como solucioná-los
Tem ainda as de grande peso, como vidros. E existe um trabalho que não é para qualquer um: o transporte de bebidas.
O que complica ao transportar bebidas é a união de diversos fatores que dificultam o trabalho. Os vasilhames são frágeis e o peso é considerável. Além disso, a bebida deve ficar protegida, pois classifica-se como um alimento.
Conheça os prestadores de serviço que você está utilizando
Ao efetuar o transporte de carga do fabricante para os centros distribuidores, deve-se ter conhecimento do estado dos veículos, por exemplo é ter a carroceria fechada em aço ou alumínio, uma vez que elas têm diversas portas laterais que facilitam o trabalho nos grandes centros. Além disso, podem ser do tipo plana ou rebaixada — a segunda é mais interessante por aumentar a capacidade de transporte e facilitar a carga e a descarga pelas laterais.
Verifique se a carga está corretamente embalada
Uma das maiores preocupações de quem realiza o transporte de bebidas está na fragilidade da carga. Muitos vasilhames são de vidro e quebram facilmente. Além disso, alguns têm grande pressão interna, como as cervejas e os espumantes, que são gaseificados. Portanto, devem ficar protegidos do calor e de vibrações.
Sendo assim, como a carga estará sob a sua responsabilidade, acompanhe o carregamento e verifique o estado das embalagens. O ideal é que elas protejam as bebidas do calor e isolem as garrafas, de maneira que uma não bata na outra. Para completar, é recomendável que tenham avisos de mercadoria frágil.
Planeje a rota do transporte de bebidas
Por serem mercadorias pesadas e difíceis de deslocar dentro da carroceria, é recomendado planejar a rota de entrega, caso tenha diversos destinos. Isso facilitará o trabalho. Com uma rota de entrega adequada, você evita que o veículo fique com o peso distribuído incorretamente.
Além disso, com o planejamento de rota, é possível evitar ruas esburacadas, que podem ocasionar quebras de garrafas e locais muito íngremes, dificultando o deslocamento e causando possíveis contratempos com os clientes.
Acompanhe o carregamento e o descarregamento
Um dos momentos críticos no transporte de bebidas é a operação de carga e descarga. Enquanto a mercadoria está acondicionada na carroceria do caminhão, está bem protegida. Porém, ao ser manipulada por diversas pessoas, o risco de quebra aumenta.
Para completar, em muitas ocasiões, as entregas são parciais e em diversos endereços. Isso faz com o que os carregadores fiquem com pressa em realizar logo o trabalho e partirem para o próximo destino.
Com isso, existem três problemas graves que podem ocorrer: a quebra de mercadorias, os acidentes de trabalho e a entrega em locais incorretos, misturando os itens. Para evitar essas ocorrências, tenha calma e atenção em todo o processo.
Percebeu como o transporte de bebidas demanda alguns cuidados especiais? Se por um lado isso é ruim, pois dá mais trabalho, por outro é um nicho de mercado interessante, pois tem menos procura. Dessa forma, é possível conseguir valores melhores no frete.
Alguns equipamentos ajudam bastante a diminuir os riscos de avaria ou quebra. Você pode solicitar peças, como:
- indicadores de impacto para detectar se alguma parte da carga sofreu colisões danosas;
- cantoneiras de plástico ou papelão para conceder um revestimento extra às caixas;
- pallets de madeiras para facilitar a movimentação das cargas.
Evite contato com água e umidade durante o transporte de bebidas de cargas frágeis
Realmente, todo o cuidado e planejamento com acondicionamento e embalagens será em vão se a mercadoria for exposta à umidade. Isso está além de isolá-la da chuva.
Trajetos mais extensos — que demandam um deslocamento entre Norte e Sul do país, por exemplo — podem gerar um fenômeno popularmente conhecido como “suor de carga”, que é a cristalização do vapor d’água sobre as embalagens devido às alterações climáticas.
Em situações como essa, é imprescindível arrumar a mercadoria para as mudanças de temperatura utilizando produtos dessecantes, que absorvam essa umidade a fim de prevenir deformação ou mofo na carga.
Importante! Invista também em fitas isolantes para vedar os produtos e evitar que eles não sofram com intempéries ambientais, como as tempestades de verão. E sempre tenha cuidado redobrado ao dirigir o caminhão nessas condições.
Que cuidados são necessários ao transportar alimentos não perecíveis?
O transporte de alimentos se divide em dois tipos principais, cada um com suas particularidades. Quando se trata de produtos não perecíveis, as regras são um pouco mais simples de entender e cumprir. Afinal, não há muitos riscos de estragar a mercadoria durante o transporte.
São exemplos dessa categoria os produtos industrializados, que vêm embalados e têm um prazo de validade mais longo. É o caso de leite em pó, pacotes de arroz, outros cereais e biscoitos. Por ter consistência seca, eles são mais fáceis de armazenar e não exigem controle de temperatura para o transporte.
Invista em tecnologia e melhore o processo de transporte de bebidas
O deslocamento de cargas sensíveis e com nível de risco elevado — como o transporte de alimentos e bebidas — a utilização de ferramentas tecnológicas de rastreamento em tempo real é indispensável.
Esse tipo de investimento contribui para reforçar a integridade dos produtos e concede um acervo de dados úteis que podem ser aproveitados pela empresa contratante, evidenciando a qualidade do serviço oferecido. Por isso, a tecnologia é essencial para a eficiência dos processos de distribuição.
Quer saber como trazer os melhores resultados pra sua operação? Converse com nossos especialistas!