Muito se fala sobre o conceito de torre de controle aplicado à gestão de transportes nas empresas e seus benefícios, porém o que seria realmente uma torre de controle na prática? Um software que monitora as viagens, que alerta quando há uma anomalia inesperada e gera indicadores? A resposta é não! Na verdade, o software é um dos pilares necessários para que se tenha uma torre de controle eficiente.

Para um entendimento melhor, podemos comparar a torre de controle da logística com a de aeroportos, onde a gestão das viagens se inicia antes do embarque dos passageiros e só finaliza após a saída de todos os passageiros e alocação do avião ou helicóptero para uma próxima viagem.

Mas quais são os principais pilares para ter e manter uma torre de controle?

Pilares da Torre de Controle aplicado à gestão de transportes

Planejamento:

Para um monitoramento de qualidade é esperado que todo o planejamento da viagem seja realizado antes do início da mesma. Dessa maneira é necessário utilizar a tecnologia para definir e planejar os melhores caminhos e tempos estimados de todo esse processo.

Processos:

É a partir de processos que se definem os melhores caminhos a serem seguidos durante a rastreabilidade de cada viagem. Além disso, é fundamental o estabelecimento de processos para a eficiência logística da operação.

Execução:

Com os processos definidos e detalhados, podemos manter uma execução precisa com ações imediatas. Todo o controle da execução pode abrir uma maior flexibilidade e concisão nas tomadas de decisão para a cadeia de suprimentos.

Métricas:

Através do histórico de dados podemos definir indicadores de performance e garantir a previsibilidade de ações futuras. Trazendo assim, um diferencial competitivo para a gestão logística do transporte de cargas.

Melhoria contínua:

Necessário que toda ocorrência seja tratada em um plano PDCA (plan-do-check-act) ou ainda, outro plano de ação coerente para cada empresa. Dessa forma toda ocorrência vira uma ação e se cabível um novo processo deverá ser estabelecido. 

Pensando em tudo isso, é importante ressaltar quais os benefícios que uma torre de controle aliada à gestão de transportes pode trazer para os processos logísticos da sua empresa. Mas afinal, quais são os benefícios que posso ter na minha operação logística? Listo aqui, alguns deles:

Esses são alguns benefícios que se pode ter com uma torre de controle logístico. Porém, nada vale se os processos não estiverem bem definidos ou caso não haja estrutura física e/ou pessoas engajadas em todas as etapas do processo. 

A torre de controle é muito mais que um simples conceito ou termo utilizado na logística e depende de todos os fatores expostos para que seja um sucesso!

Quer saber mais sobre uma Torre de Controle para sua operação? Leia este artigo e saiba mais:

Torre de controle logístico: 7 vantagens de implantar na sua empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *