Supply chain BI: como aplicar inteligência de negócio nas entregas?

Supply chain BI é uma aplicação da inteligência empresarial à logística. Com Supply chain BI, é possível dar valor às informações, transformá-las em dados e usá-los para promover ações estratégicas.

Foi-se o tempo em que feeling e tentativa e erro serviam para o sucesso. Hoje, para ser mais competitivo, é preciso planejar. Por isso, ações estratégicas de coleta de dados são cada vez mais decisivas.

O supply chain BI prevê a coleta de um grande volume e variedade de dados. Internamente, informações de rotina, tanto de movimentação do armazém quanto de eficiência das entregas, podem gerar conclusões que otimizam a eficiência do trabalho e diminuem custos. Dados que isolados podem não fazer sentido, mas quando agrupados e comparados podem evidenciar grandes problemas. Por exemplo, saber se uma mudança na forma de carregamento afetou positiva ou negativamente nos indicadores de entrega, ou se a inclusão de algum produto novo no mix gerou impactos nos indicadores de entrega.

É importante também coletar dados externos. No Supply Chain BI a opinião dos clientes, do mercado e aspectos da economia também importam. Fazer um trabalho de coleta de impressões dos clientes pode trazer ideias inovadoras e solucionar problemas. Fazer uma pesquisa sobre o posicionamento dos concorrentes pode mudar a visão da empresa. Ter em mente os aspectos econômicos e as tendências para os próximos meses e anos pode ajudar na tomada de decisões dentro da empresa.

Para que esses dados sejam coletados de forma correta, é preciso ter tecnologia. Escolher um bom software de logística ajuda a obter esse dados automaticamente. É importante que as informações de todos o processos sejam armazenadas e possam ser comparadas. Periodicamente, os responsáveis pelos setores devem analisar esses dados de forma crítica e propor soluções. Assim os erros ficam cada vez mais raros e a empresa aumenta a eficiência.

E na sua empresa, os conceitos do Supply Chain BI são aplicados? Conte sua experiência para nós!

br.freepik.com/fotos-gratis/close-up-do-homem-de-negocios-com-tabuleta-digital

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.