A visibilidade em rota é ferramenta essencial dentro do planejamento logístico de uma empresa, permitindo aos gestores antecipar e, consequentemente, evitar inconvenientes durante o transcurso de uma operação. Neste post abordaremos os principais impactos que a falta de visibilidade em rotas pode trazer à sua empresa.
Planejamento e acompanhamento de rotas é essencial dentro do setor logístico e isso não é novidade, porém quando falamos de transporte de alimentos esse tema se torna muito mais essencial. Com a pandemia do último ano a atenção ao controle sanitário foi redobrada, então quando o assunto é setor alimentício, precisamos redobrar os cuidados.
Atualmente, existem grandes empecilhos nos processos de distribuição devido aos cuidados relacionados às cargas. Uma solução para este problema é a visibilidade em rota durante as operações logísticas, ferramenta que é fundamental para acompanhar em tempo real o transporte.
Neste post vamos abordar os impactos que a falta da visibilidade em rota podem trazer às empresas.
No planejamento de rotas
O planejamento de rotas é essencial para qualquer segmento. No setor alimentício essa importância se potencializa devido aos curtos prazos de entrega de certos tipos de produto, como cargas refrigeradas, por exemplo. Por esse motivo, é essencial possuir um analista que fique responsável pela gestão dos percursos que deverão ser cumpridos pelos motoristas posteriormente.
A automatização se torna um diferencial nesse processo. Um software de roteirização é peça-chave na eficiência do planejamento de rotas bem como na eficácia total da operação. Dessa forma é possível eliminar os processos operacionais, dedicando um maior foco às decisões estratégicas do negócio.
Tendo a visibilidade dessas rotas em tempo real, o fluxo se torna mais ágil e eficiente. Evitando atrasos com as cargas de alimentos e garantindo a segurança das cargas, o que consequentemente evita roubos e furtos.
Sendo assim, o planejamento de rotas é parte da organização de calendário, mantendo uma melhor programação das rotas sobre todas as etapas que envolvem o processo de transportes.
{{cta(‘3a98455b-76ab-4a58-9ae3-c04d89e56dd5’)}}
Na previsibilidade das rotas
Novamente, o planejamento logístico é dito como essencial. É perceptível sua importância e necessidade em uma operação logística robusta, já que agrega grandes resultados para a empresa e a sua lucratividade.
Mais que isso, o planejamento auxilia na previsibilidade de rotas, acarretando em diversos benefícios, como a geração de economia devido ao cálculo de rotas pré existentes. Assim, há como entender se este trajeto está ou não dentro do orçamento de transportes da operação. E ainda, há a economia de quilometragem, o que mais uma vez acarreta a redução de custos, seja com combustível, hora do motorista, etc.
Na capacidade de cargas
Outro fator importante, é a escolha do veículo correto. Tendo a visibilidade em rotas bem consolidada há como escolher o veículo correto para determinados trajetos.
Imagine que dois veículos entrem em rota sem sua capacidade máxima de armazenamento, e que isso acontece algumas vezes no mês. No final, os custos de transportes serão, pelo menos, o dobro do que seriam se existisse um planejamento por trás da capacidade do veículo. Ou seja, a otimização da capacidade das cargas é um benefício importante fornecido pela visibilidade nas rotas.
Menos controle nas mãos do motorista
Sua empresa ainda confia na memória dos motoristas? Com o cenário complexo da logística brasileira é praticamente impossível deixar essa responsabilidade nas mãos de quem está executando as entregas. Já que, acima de tudo, a responsabilidade principal do motorista é prestar atenção nas condições do trânsito e do caminhão. Não é papel do motorista planejar ou ordenar as entregas a serem executadas, esta é uma função a ser desenvolvida pela inteligência competitiva da empresa.
Com um controle e planejamento de rotas pré-estabelecido e com visibilidade dos motoristas em rota, o controle se torna muito mais rígido e executável. Realizando a gestão de distribuição das entregas, com acompanhamento dos motoristas em tempo real, é possível ter o mapeamento de paradas não programadas, paradas para refeição, e todas as demais atividades realizadas durante a jornada.
Fato esse que permite otimizar a atuação, além de permitir que, quando necessário, decisões possam ser tomadas com mais agilidade e assertividade.
Um software de gestão de entregas traz centralização de informações para os decisores logísticos, bem como, controle da eficiência das rotas planejadas e o seguimento das rotas pelo motorista.
Sua empresa tem uma operação eficiente e com informações centralizadas? Baixe este e-book sobre Planejamento de Rotas e Monitoramento de Entregas e transforme a sua operação!
{{cta(‘fea6593f-96e7-4c2d-a163-0981112bdd71′,’justifycenter’)}}
Foto de Quintin Gellar no Pexels