Quem atua no setor logístico sabe que as decisões diárias são fundamentais para um bom controle de custos na operação. E um dos fatores que impactam neste processo é a roteirização de entregas.
Afinal, é preciso garantir que a rotina de transporte e entregas seja a mais bem planejada possível. Somente assim insumos como combustível e pneus, além de tempo e espaço serão aproveitados em sua totalidade.
Além disso, você sabia que no processo de roteirização, algumas boas práticas fazem toda a diferença para a redução de custos? São questões simples e, muitas vezes, rápidas, que vão garantir o melhor aproveitamento de recursos.
Neste post separamos algumas dicas de ouro na roteirização que vão te ajudar a reduzir custos. Veja!
Comece a roteirização pelas janelas de entrega
Nada de arriscar atrasos ou devoluções! A primeira dica de ouro para uma roteirização eficiente é iniciar o processo pelas janelas de entrega. Ou seja: verifique todas as informações de qual ou quais clientes possuem restrições para receber pedidos na região em que o caminhão fará as entregas.
Se um local só faz o processo de carga e descarga das 9h às 11h de segunda-feira, programe seu veículo para estar no cliente neste período. Para isso, calcule o tempo de deslocamento e priorize essa entrega.
Em seguida, inclua no processo de roteirização outros pedidos próximos ao endereço com restrições, aproveitando os horários e evitando deslocamentos indesejáveis para a mesma região. Uma maneira prática e eficiente de realizar essa manobra é contar com um sistema de roteirização automatizado, como a plataforma da Lincros, por exemplo. A própria solução permite o uso da restrição como um indicador para a montagem da rota e possibilita mapear, por meio de dados e pedidos cadastrados, quais os melhores pontos para a circulação do veículo em tempo real.
Utilize sua frota fixa para priorizar entregas importantes
Pedidos de grandes volumes, clientes estratégicos e produtos que merecem atenção redobrada precisam de um cuidado especial no processo de entrega. Ao roteirizar esse tipo de distribuição, direcione-a para sua frota fixa ou para transportadoras com as quais já tem uma relação de confiança. Leve em conta a experiência e o veículo adequado, assim você evita dores de cabeça com atrasos, devoluções ou avarias na carga que resultam em custos extras.
Considere maximizar a produtividade
Ao roteirizar suas cargas, lembre-se que a redução de custos não é conquistada, necessariamente, com rotas mais curtas ou somente o planejamento de rotas. Levar em consideração fatores como produtividade do motorista, estradas mais bem conservadas e otimizar o espaço do veículo é essencial. E por falar na escolha da frota, sempre leve em consideração o custo-benefício de cada modelo de veículo para escolher qual fará determinado trajeto. Assim, modelos com melhor desempenho em viagens longas farão a diferença no custo final, por exemplo.
Iniciar o sequenciamento pela entrega mais distante?
Muitas empresas optam por essa forma de sequenciamento, e a princípio pode haver diferença no volume de entregas. A prática consiste em colocar o primeiro ponto de entrega mais distante como o inicial para a distribuição. Isso porque, caso surja algum problema no fim das entregas, seu veículo estará mais próximo do ponto final, ou seja, do seu centro de distribuição.
Gaslog garante ganhos com produtividade e previsibilidade dos fretes
Tenha uma segunda opção de trajeto
Grande parte dos trajetos curtos de entrega são encerrados antes das 8 horas de jornada diária do motorista. Neste caso, vale avaliar a possibilidade de adiantamento de algumas entregas prioritárias ou mesmo um “plano B” como rota para o dia. Isso, claro, só é possível quando sua empresa conta com um processo de roteirização automatizado, que garante agilidade no processo, bem como a opção de comparação e cruzamento de diversos dados para manter o fluxo de rotas de entregas em ordem, assim tendo redução de custos operacionais.
Viu só? Boas práticas simples, aliadas a um bom sistema de roteirização, é fundamental para que a sua rotina de entregas ocorra com agilidade e melhor aproveitamento de recursos.
Quer saber mais a respeito? Converse com nossos especialistas e fique por dentro de outras dicas incríveis para a roteirização eficiente.