O roteirizador de caminhões é uma das tecnologias mais comentadas no mundo da logística nos últimos anos. É por meio dele que a carga pode ser acompanhada na melhor rota planejada.
Realizando registros sobre a rota do caminhão, paradas ou desvios não programados e servindo como fonte de comunicação direta entre a central e o motorista.
A implantação dessa tecnologia nas empresas pode trazer inúmeros benefícios, mas há alguns mitos que impedem que os gestores invistam em um roteirizador de caminhões e otimizem seus serviços. Separamos alguns deles e vamos explicar porque estão erradas.
Minha empresa é pequena, não preciso de roteirizador de caminhões
Empresas menores costumam ser resistentes ao uso de tecnologias como o roteirizador de caminhões porque acreditam que seus processos analógicos são eficientes o bastante para a quantidade de pedidos. É evidente que é muito mais fácil fazer o controle por meio de uma planilha quando são cem pedidos do que quando são dez mil.
Mas é fato também que uma empresa média ou pequena pode estar perdendo tempo e dinheiro ao não monitorar processos. Você já parou para pensar que pode estar perdendo em eficiência por não monitorar as viagens feitas por seus caminhões? Antes de dizer que um roteirizador de transporte é ineficiente para a sua realidade, pesquise, compare, simule.
Meus funcionários não vão se adaptar a um roteirizador de caminhões
A adaptação é, sim, uma etapa delicada do processo, mas não impede que a implantação do roteirizador de caminhões seja um sucesso. Com o devido cuidado, é necessário explicar como os processos passarão a acontecer, mostrar como funciona a nova ferramenta e entender que todos passarão por um período normal de adaptação.
Se você já teve experiências anteriores ruins, talvez o problema não esteja com a sua equipe, mas sim com a ferramenta contratada. Opte por empresas que ofereçam soluções com interface intuitiva, de preferência sediadas no Brasil. Assim, a empresa contratada poderá dar o apoio necessário para a adaptação da sua equipe e o processo tende a ser muito mais tranquilo.
Tecnologias como essas não trazem retornos rápidos
Inserir tecnologias como o roteirizador de caminhões trazem retornos rápidos porque reduzem drasticamente os desperdícios. Imagine, uma empresa que com frequência tinha caminhões que desviavam rotas. As paradas ocorriam por motivos alheios. Após a implantação de um roteirizador passou a ter 100% de produtividade.
Isso significa economia de combustível e mais eficiência nas entregas ao cliente. Isso sem falar que a comunicação direta com o caminhão permite a negociação de devoluções no momento da entrega. A empresa Atacadão Centro Sul, por exemplo, conseguiu reverter R$47 mil em devoluções após um mês da implantação da solução.
O investimento não vai impactar na qualidade do meu serviço
A qualidade do serviço é onde o investimento no roteirizador de caminhões é mais evidente. Com o processo mais organizado, a frequência de erros se torna menor e a efetividade das entregas, maior. O tempo das entregas tende a ser mais curto e a satisfação do cliente aumenta.
Outra vantagem para a qualidade do serviço é a emissão de relatórios. Ajuda a identificar mais facilmente onde a empresa costuma errar e corrigir mais rapidamente a falha. Há ainda vantagens que vão além do controle mais efetivo sobre as rotinas do motorista.
Em casos de imprevistos, como acidentes, é possível estimar o atraso e informar o cliente. Tudo isso ajuda sua empresa a tornar-se mais efetiva nos resultados. Além de clientes que confiam ainda mais no seu serviço.
Ficou interessado em como o roteirizador de caminhões pode ajudar a sua empresa a crescer e reduzir custos? Entre em contato conosco.