A diferença entre telemetria, rastreador e o software para acompanhamento de entregas é uma dúvida comum entre as empresas que procuram uma ferramenta para apoiar a prestação de serviços. Se você acompanha nosso blog, já deve ter visto alguns posts sobre o nosso software para acompanhamento de entregas. Ele monitora todos os passos da rota e registra cada evento ocorrido durante a viagem. Veja agora as definições para telemetria e rastreador:
Rastreador: funciona por meio de um GPS ou satélite. Nele, o equipamento fica instalado no caminhão e é possível saber a localização do veículo quando necessário. É muito utilizado para fazer a gestão de risco e para tomar ações em casos de furtos de carga.
Telemetria: dispositivo que coleta dados do caminhão em tempo real. Porém, as informações não são de posição, mas sim temperatura dentro do baú, atividade dos freios, aceleração, etc. Essa ferramenta preocupa-se principalmente em medir produtividade e risco. Dessa forma, posteriormente é possível corrigir erros e fazer com que os motoristas dirijam de maneira mais adequada.
Por que rastreador e telemetria não são suficientes?
Possuir rastreadores e sistemas de telemetria é comum nas empresas de entregas, que os utilizam como forma de rastrear os percursos percorridos pelos veículos e garantir o monitoramento de dados em tempo real do veículo, como temperatura.
O grande problema é que, como eles oferecem dados brutos e as empresas acabam agindo de forma reativa e não pró-ativa, ou seja, os dados são consultados apenas quando ocorre algum imprevisto.
Como funciona o Acompanhamento de Entregas?
Agora que você já conhece o rastreador e a telemetria, deve estar se perguntando qual a diferença para uma solução de Acompanhamento de Entregas. Por ser uma ferramenta focada nas entregas, o sistema deixa de monitorar apenas o veículo e tem sua gestão centrada nos indicadores de negócio.
Com a solução é possível acompanhar uma série de KPIs voltados para as entregas, como: quantidade de entregas realizadas, quantidade de devoluções, cumprimento dos prazos e outros indicadores importantes numa operação de distribuição. Com a solução também é possível agir proativamente, pois os dados já chegam para a equipe de maneira intuitiva e interpretada, ou seja, o software sabe previamente o que se espera para aquela viagem e já avisa que algo está errado.
Veja outras vantagens do Acompanhamento de Entregas:
1. Interatividade
Quando a central identifica algum problema ou algo que não tenha saído como esperado, é possível imediatamente entrar em contato com o motorista e saber o que está acontecendo. Um desvio de rota, por exemplo, pode ter uma causa específica como um bloqueio na estrada. Com essa comunicação eficaz, a informação chega e pode ser repassada ao cliente, inclusive com aviso sobre atrasos e renegociação de prazos.
2. Gestão em tempo real
Em sistemas de telemetria e rastreadores, as informações precisam ser interpretadas para que se possa tomar alguma decisão. No Acompanhamento de Entregas essa relação é instantânea e permite que ações sejam tomadas imediatamente. Todas as informações sobre o status do caminhão aparecem na tela e podem ser acessadas a qualquer hora. Isso torna as decisões mais rápidas e a relação de confiança com o cliente efetiva.
Acompanhamento das entregas em tempo real: cada vez mais presente
3. Agilidade na tomada de decisões
Imagine-se no lugar de um cliente que espera uma carga importante para o período da manhã, mas por conta de um atraso no caminho só será feita à tarde. Quando o aviso é feito previamente, é possível fazer um remodelamento de tarefas dentro da rotina dos funcionários, remanejar atividades que seriam realizadas com o insumo naquele período, etc. Porém, sem aviso ou com aviso em cima da hora, o cliente perde tempo e dinheiro aguardando por uma carga que não chegou. Isso sem falar nas janelas de entrega.
Um atraso pode significar que a carga só poderá ser entregue no dia seguinte, acarretando em mais custos para o embarcador. Com a agilidade na tomada de decisões, o gestor da entrega pode explicar o motivo do atraso e renegociar os horários de janela de entrega. Caso não seja possível, já será necessário programar a logística para que o motorista aguarde até o momento de realizar a tarefa no dia seguinte.
Dessa maneira, observamos que o Acompanhamento de Entregas é um programa mais inteligente que um simples rastreador ou telemetria. Ele não apenas coleta dados, mas também os interpreta e distribui de forma intuitiva e pró-ativa.
Ficou interessado? Entre em contato conosco!