Proof of Delivery: a influência nos sistemas de distribuição

Proof of Delivery é a formalização de que o pedido foi entregue, ou prova de entrega. Documentos assim não são mera formalidade. Mas a garantia para ambas as partes de que tudo ocorreu bem durante a entrega de um produto.

A tecnologia tem facilitado muito a relação entre distribuidor e cliente, e no caso específico do Proof of Delivery isso não é diferente. A existência de tecnologias que comprovam que o produto foi entregue ajudam a agilizar os processos. E aumentam a confiabilidade da operadora de entregas. A tecnologia vem para substituir o velho e bom “canhoto” de nota ou recebido de entrega.

Existem algumas maneiras de comprovar que uma encomenda chegou ao destino e uma das formas de Proof of Delivery baseada em tecnologias que vem crescendo é a por meio de Geoposicionamento. Com o caminhão rastreado, fica fácil saber onde ele foi, quais imprevistos aconteceram no caminho e que horas a entrega foi ou ainda será feita. Com informações corretas e precisas como essas, além de saber se a encomenda chegou ou não ao destino, a relação de confiança entre distribuidor e cliente melhora.

Outros sistemas de Proof of Delivery utilizam assinaturas digitais. Assim que o cliente recebe o produto e assina o documento, o responsável pela entrega digitaliza a assinatura.

Assim, envia para a central, que já dá baixa no sistema e muda o status da encomenda para entregue. Esse sistema é eficiente do ponto de vista da agilidade na troca de informações. Mas não permite o detalhamento que o Geoposicionamento oferece.

O que achou dos sistemas de Proof of Delivery? Conte para nós!

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.