Já imaginou agregar mais valor a um produto e, ao mesmo tempo, reduzir os custos a fim de aumentar a produtividade? Otimização da operação logística é uma das maneiras mais eficazes para vencer esse desafio, que compreende armazenagem, distribuição e transporte. Neste post, iremos abordar apenas um pilar da cadeia de abastecimento: o transporte.
Uma boa gestão planeja a entrega de mercadorias desde o ponto de origem até o ponto de consumo. De nada adianta uma entrega rápida se os produtos não estiverem bem acondicionados dentro da carroceria, por exemplo. Para isto devem-se levar em consideração algumas variáveis, como, cliente mais próximo, a melhor rota a ser feita, o horário de atendimento dos meus clientes, ou seja, a sequência que devo realizar minhas entregas. Além de gerenciar e atuar nas paradas não programadas durante a rota do motorista
O gestor precisa planejar e coordenar o fluxo de informações sobre as operações de transporte, além de negociar e estabelecer padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagens para o transporte. Já o responsável pela rota (analista ou supervisor de rota) é responsável pelo acompanhamento dos pedidos e monitoramento das entregas, que podem ser realizados por meio de sistemas informatizados
Ampliação de Frota
Em muitos casos, as empresas optam por ampliar a frota para melhorar e aumentar a quantidade de entregas, mas isso pode não ser suficiente. É preciso lembrar que, quando se amplia a frota, custos de operação, tributos e equipe de entrega também aumentam. Nesses casos, a otimização da operação logística pode ser a solução.
Para isso, defina indicadores de operação para controle dos serviços. Medir como está a operação hoje e definir onde quer chegar irá facilitar em definir qual o caminho a se seguir. Existem soluções no mercado que auxiliam o gestor e se tornam um diferencial competitivo. Lembre-se, que às vezes, o problema não está na quantidade, mas na qualidade. Otimizar a operação logística significa criar as condições mais favoráveis ou tirar o melhor proveito possível do que já se tem. Em outras palavras: fazer mais com menos, e consequentemente aumentar a rentabilidade.
E você? Qual a melhor opção para a sua empresa? Saiba como trazer esses e outros resultado para sua empresa com a Lincros!