O conceito de BPO tem se popularizado e sua empresa pode se beneficiar desse modelo de serviço. Saiba mais sobre ele aqui!
Não é de hoje que novos formatos de trabalho surgem, visando maior produtividade nas empresas. E um deles, que vem se consolidando, é o BPO. Atualmente já existem empresas de diferentes áreas prestando serviço de BPO, e negócios de vários segmentos adotando esse modelo.
Mas, afinal, o que é o BPO, na prática? E por que a sua empresa deve considerá-lo? Confira a seguir.
Surgimento e popularização do BPO
A sigla BPO vem do termo inglês Business Process Outsourcing. Traduzindo, significa “terceirização de processos de negócios”. O conceito existe desde os anos 1990, e foi nos últimos anos, com a transformação digital acelerando a rotina das empresas, que ganhou mais espaço.
Na prática, é exatamente isso que o BPO traz para dentro das empresas: a realização de diversos serviços, especialmente aqueles não ligados diretamente ao core do negócio, por terceiros. Serviços de diversos setores já podem ser realizados através da contratação de BPO.
Um dos mais comuns e conhecidos é o envolvendo tecnologia, seja para desenvolvimento ou suporte de sistemas.
Mas nem tudo é BPO!
É importante salientar que o BPO não é aquele serviço esporádico que sua empresa costuma contratar, nem diz respeito a tarefas meramente operacionais. Por exemplo: a manutenção de ar condicionado no seu escritório deve ser feita por terceiros – trata-se de uma terceirização simples de um serviço.
No BPO, a empresa contratada está inserida diretamente na estratégia do negócio, visando reduzir custos internos para a realização de alguns processos ligados ao negócio.
Assim, você deve considerar o BPO como uma poderosa ferramenta quando:
- Deseja o apoio especializado para a execução de determinados serviços
Os serviços de BPO são ofertados por empresas especializadas em determinada área (como a logística, por exemplo). Isso significa que você contará com um time multidisciplinar e altamente treinado envolvido com a sua empresa.
- Se quer reduzir custos e otimizar processos
Trabalhos complexos exigem equipes preparadas, e isso é sinônimo de investimento constante. Além disso, a gestão de pessoas demanda diversas ações que não existem na terceirização. Com o BPO você pode focar essas iniciativas na construção de um time especializado no seu core business, enquanto empresas especializadas cuidam de outras áreas.
- Tem pressa
E quem não tem, não é mesmo? No BPO basta pouco tempo para que a rotina passe a rodar com autonomia, agilidade e eficiência, já que você está contratando experts.
Como você pode notar, BPO é mais do que um serviço, mas uma tendência que deve se consolidar nos negócios nos próximos anos. É um formato que garante à empresa contratante a realização de diversos serviços por especialistas, inseridos na realidade do negócio, mas com custo fixo e previsível.
Mesmo com equipe enxuta, o BPO facilita o crescimento da empresa sem o aumento proporcional de custos – você pode absorver serviços decorrentes do crescimento sem precisar investir em contratações, desligamentos, retenção de pessoas, estrutura e tantos outros fatores.
Seja no financeiro, na logística, no setor contábil… contar com o BPO oferecido por empresas especializadas é uma ótima forma de otimizar seus recursos.
Para saber mais sobre o assunto e como ele se encaixa também na logística, continue acompanhando nossos posts, ou conheça nossas soluções de BPO clicando nos links abaixo:
Imagem: reproductive-health-supplies-coalition-2RraPpR-6Tc-unsplash