Hoje o sucesso das empresas está inteiramente ligado à satisfação do seu cliente. Para entregar um produto de qualidade dentro do prazo existem diversos processos interligados de operação que começam desde a fase de contratação do melhor fornecedor, matéria prima, monitoramento da logística inbound, fabricação e a entrega ao cliente final.
Um dos pontos mais desafiadores de uma empresa é construir uma cadeia logística eficiente. Em função disso, entender o que é o monitoramento logístico, a logística inbound e outbound e ainda seus desafios e benefícios é essencial.
Um pouco sobre monitoramento da logística
O monitoramento logístico é o processo que faz a gestão ativa de todas as movimentações do veículo. Ele realiza o acompanhamento do caminhão e da carga em tempo real desde a saída do fornecedor até a fábrica e/ou centro de distribuição e fornece informações sobre todas as movimentações de carga e descarga, do veículo e do motorista.
Com um monitoramento ativo, é possível identificar em tempo real na logística inbound:
- Quando o motorista faz desvios de rota;
- Quando um motorista fica mais tempo parado em um local do que o programado;
- Alterações na temperatura do veículo e o comparativo com o que é ideal, entre outras informações;
- Identificar a localização do veículo no mapa.
Aliado com a tecnologia, o monitoramento logístico facilitou também a comunicação entre a central de monitoramento e o motorista em rota, além de trazer previsibilidade para a logística primária.
Rastreamento X Monitoramento
Se você acha que é preciso somente rastrear os veículos na cadeia logística, vai perceber que está enganado. Rastreamento e monitoramento são diferentes, eles não competem, eles trabalham de maneira integrada.
O rastreador traz somente a localização do veículo de forma passiva, ou seja, não é possível tomar nenhuma medida que possa evitar atrasos ou acidentes.
Monitoramento faz a gestão ativa dos veículos e cargas com base nas informações fornecidas pelo rastreador. Podendo tomar medidas e decisões para evitar impactos na carga e na operação.
Inbound x Outbound
A logística Inbound, que derivado do inglês “in” significa “entrada”, também conhecida como Logística Primária, está relacionada a todas as operações pré-produtivas e produtivas, que administram desde a saída do fornecedor até a chegada da matéria prima na fábrica.
Trata de todo fluxo de materiais para abastecer a cadeia de suprimentos de uma empresa. Iniciando nos fornecedores e indo até a chegada à fábrica. A logística inbound é a responsável por todo fluxo de materiais, desde a locomoção, carregamento e descarregamento da matéria prima, coletas e análises, armazenagem e abastecimento dos materiais.
As principais métricas utilizadas na logística inbound são:
- O tempo de entrega do fornecedor até a fábrica, sendo que os atrasos durante o período de locomoção interferem diretamente com a produção;
- Custos com a matéria-prima, considerando neste cálculo também a perda das cargas durante o percurso;
- Capacidade do armazém, estocagem e produção;
- Usabilidade das docas;
- Tempo gasto com a separação e expedição.
A logística Outbound, que derivado do inglês “out” significa “saída”, também conhecida como Logística Secundária é a responsável por todas as operações e processos realizados após a produção do produto, ou seja, ela cuida de toda a distribuição da mercadoria pronta até o cliente final.
Para realizar as coletas e entregas até o consumidor final é necessário realizar planejamento da melhor rota, contratação das transportadoras de acordo com o seu prazo e produto, monitorar as entregas e controlar as ocorrências no transporte para manter a satisfação do seu cliente.
As principais métricas utilizadas na logística outbound são:
- Tempo de entrega da fábrica até o cliente final;
- Custo com transporte e as entregas;
- Aproveitamento da capacidade de cada caminhão.
As duas estratégias necessitam estar integradas para terem um desempenho maior e melhor.
Desafios enfrentados
Na teoria pode ser fácil, mas o percurso pré-produtivo enfrenta normalmente diversas ocorrências como:
- Atraso nos carregamentos e descarregamentos;
- Falta de matéria prima na fábrica por causa dos atrasos;
- Extravio da carga;
- Alta velocidade dos motoristas que acarretam em manutenções constantes e multas;
- Anomalias no rastreador;
- Falta de controle da temperatura do veículo refrigerado, que pode resultar na perda da carga.
Os impactos variam de acordo com a complexidade de cada operação e dos modais de transportes utilizados para o transporte das cargas.
12 benefícios do monitoramento da logística inbound
A gestão inbound quando aliada a tecnologia, traz muitos benefícios gerenciais, operacionais e financeiros como:
- Visibilidade da localização dos veículos em tempo real;
- Planejamento dos carregamentos e descarregamentos;
- Previsão de atrasos na chegada até a fábrica,doca e/ou CD;
- Tomar medidas proativas diantes dos imprevistos;
- É possível gerenciar melhor o tempo em cada etapa da logística inbound;
- Gerenciar o agendamento das docas e evitar os gargalos durante o descarregamento;
- Ter controle da temperatura do veículo e identificar quais estão abaixo/acima do ideal;
- Redução do custo de combustível;
- Redução do tempo de cada viagem;
- Elimina os deslocamentos desnecessários;
- Diminui e evita perdas e impactos nas cargas e na operação;
- Aumento da segurança da carga.
O monitoramento em tempo real com a previsibilidade e visibilidade de todos os processos trazem uma redução do tempo de cada viagem e também do tempo que cada caminhão passa na fábrica e no CD, tornando mais ágil e rápida as saídas e entradas dos caminhões.
Tecnologia aliada à gestão
Supondo que você possui diversas fábricas e centros de distribuição espalhados pelo Brasil, precisa contratar dezenas de transportadoras e com isso tem um alto fluxo de caminhões. Organizar a entrada e saída dos produtos não é uma tarefa fácil diante dos desafios cotidianos.
Otimizar a logística inbound utilizando um software especializado traz relatórios automatizados identificando os gargalos e oportunidades para que você possa aproximar o previsto do realizado. Além do ganho operacional com a resolução das ocorrências diárias, contribui para a redução dos custos por meio da economia de combustível.
Todos os processos são essenciais, trabalham juntos e apesar de atuarem de maneiras diferentes precisam estar integrados através de um software. O fluxo de informações em tempo real da sua operação trazem para você o poder de transformar sua tomada de decisão em uma gestão mais proativa do que reativa.
Quer continuar aprendendo e transformando a sua operação logística de transportes? Fale com nossos especialistas.