Logística no Agronegócio: Como reduzir custos

Como em qualquer área da economia, a logística no agronegócio precisa aumentar a produtividade, com mais eficiência e redução de custos. Em parte esse desafio está sendo cumprido, já que o País vem batendo recordes de aumento de produtividade no campo, registrando taxas em torno de 4,5% ao ano (bem maiores que as da Europa e Estados Unidos).


 

Mas, mesmo assim, os representantes do agronegócio não estão satisfeitos. Nossa maior dor de cabeça hoje é o escoamento da safra, que diminui a competitividade e engole boa parte da lucratividade das operações.

No entanto, no Brasil, as condições de transporte para o escoamento da produção não são as melhores. A estrutura dos modais rodoviários, por exemplo, é precária e não facilita o trabalho do embarcador. Além disso, sem ferrovias e hidrovias suficientes e com portos defasados, os desafios logísticos no agronegócio brasileiro aumentam. Por isso, tomar as melhores decisões, como investir em logística e em recursos e sistemas de gestão, pode reduzir os custos e levar o seu negócio a maiores rendimentos.

Saiba como a logística no agronegócio influencia nas finanças

A logística no agronegócio pode ser considerada como um dos fatores determinantes para a lucratividade de uma empresa. Os custos operacionais, na maior parte das vezes, são os que mais pesam no bolso do produtor. Mas para que isso não implique em perdas é preciso apostar que a logística e a tecnologia andam lado a lado na busca por melhores resultados.

Um dos principais pontos para reduzir os custos no agronegócio é realizar o bom gerenciamento do fluxo de mercadorias. Ou seja, se em cada uma das etapas da logística no agronegócio o trabalho da sua equipe for otimizado e realizado de maneira eficiente, de qualquer forma os custos das operações do seu negócio serão reduzidos. E para que isso realmente seja viável é preciso investir também em soluções ágeis e automatizadas, como em um bom sistema de gestão, que auxilie especialmente o trabalho do embarcador.

Entenda como reduzir os custos com o auxilio da tecnologia 

Para se manter firme no mercado e não perder em competitividade o embarcador precisa apostar nos melhores recursos para o seu negócio. As despesas sempre vão existir, mas é necessário investir em soluções que além de otimizar o trabalho (e gerar lucro), reduzem os custos das operações.

A tecnologia aumenta a produtividade, melhora a eficiência, a qualidade e auxilia na redução das despesas operacionais nos mais variados segmentos. Mas agora sabemos que no agronegócio, diminuir os custos fixos com alternativas tecnológicas é essencial para garantir que o setor ofereça o melhor da produção agrícola.

As empresas que atuam no agronegócio possuem parcerias com transportadoras de pequeno porte e, até mesmo, com veículos agregados. Essa característica faz com que sejam realizados constantemente processos de seleção de transportadoras (BID de transportes e cotações SPOT), medição de nível de serviço, além de preocupar-se com a roteirização, com a gestão dos custos envolvidos nos transportes e com a formatação da política de preços.

Além disso, esses sistemas possibilitam a realização de simulações de contratos, simulações de melhores alternativas financeiras de transportes no momento dos embarques, auditoria automatizada dos conhecimentos e auditoria automatizada de faturas de fretes. Dessa forma, o embarcador passa a ter condições de gerenciar todo o ciclo de contratação de transportes, desde a cotação e a negociação das tabelas, passando pelos ciclos de coletas e entregas, até a liberação financeira e o respectivo pagamento pelo serviço. Ou seja, os fretes, ao serem gerenciados de maneira eficaz, deixam de ser um problema para o embarcador e, assim, diminuem os seus custos operacionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nossa Revista Digital para a Logística do Agronegócio.

Revista Digital Logística no Agronegócio

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: