Toda empresa que depende de serviços logísticos para a entrega de mercadorias precisa estar atenta aos riscos existentes. Isso diz respeito, dentre vários fatores, aos acidentes envolvendo a carga. Afinal, seja a entrega para empresas que revenderão seus produtos ou mesmo para os consumidores finais, todos aguardam o recebimento para dar continuidade aos processos de vendas ou para usufruir do produto adquirido.
Neste sentido, é preciso que a organização tenha um plano de negócios consolidado e atento à resolução de problemas – antecipando possíveis prejuízos -, e que auxilie os diferentes setores da empresa a proceder diante de situações inesperadas.
No entanto, mesmo que seus processos internos estejam bem estruturados, se você não optar pelo trabalho de transportadoras confiáveis, que garantam um padrão de qualidade, correrá o risco de causar insatisfação, o que pode levar à perda de clientes. Qualquer erro de logística pode afetar a experiência de compra dos seus consumidores, tornando a gestão ineficaz, apesar dos esforços empregados nos processos internos.
É melhor prevenir do que remediar: avalie bem os seus fornecedores na gestão de frete
Construir um plano para imprevistos é de extrema importância para qualquer organização. Contudo, é indispensável que você, ao atuar na área de logística, preste atenção ao fornecedor contratado na tentativa de prevenir ao máximo os acidentes. Para isso, é preciso analisar e definir quais transportadoras serão suas parceiras de negócio verificando, principalmente, as políticas e a qualidade do serviço prestado por elas por meio de uma análise de mercado.
O primeiro passo, então, é conferir se elas têm Seguro de Responsabilidade da Operação de Transporte. Em segundo lugar, se trabalham com um plano de redução de acidentes com seus motoristas, distribuindo tarefas sem sobrecarregá-los, considerando prazos que de fato sejam viáveis e desenvolvendo trabalhos de combate à fadiga destes funcionários. E terceiro: se dispõem de um índice de acidentes da empresa nos últimos 12 meses, com respectivos laudos, para verificar os riscos existentes.
Ao conhecer o fornecedor, você evita prejuízos
Certificando-se do histórico e atuação dos fornecedores, certamente você terá que lidar em menor frequência com alguns problemas, podendo, assim, evitar acidentes e o descontentamento do consumidor. No entanto, obstáculos podem surgir a qualquer momento. Pensando nisso, separamos três dicas para que você não enfrente adversidades. Veja, a seguir, o que elas podem ensinar a você para um melhor desempenho da sua empresa:
1. Entre em contato com a transportadora para avaliar o procedimento
Quando você contrata um serviço de transportes, a responsabilidade de entrega de sua carga passa a ser assumida por essa empresa. Por isso, a primeira dica é entrar em contato com ela, caso o seu conhecimento sobre o acidente tenha vindo antes do comunicado oficial, para verificar a real situação e quais serão os procedimentos tomados por ela: ativar o Seguro de Responsabilidade da Operação de Transporte; possibilidade de dar continuidade à entrega para o cumprimento dos prazos e identificar o estado das mercadorias, entre outras ações.
2. Acione o seu seguro de carga
Apesar do seguro de transporte do fornecedor, é indispensável que você conte com um seguro de carga, que o protegerá em relação à perda do investimento. Por isso, acione-o assim que for notificado em relação ao acidente para que o processo de perícia seja iniciado e você receba o seguro ou saiba qual o procedimento perante a situação.
3. Coloque o seu plano B em ação com uma gestão de frete
Com todos os processos em andamento, você deverá colocar o seu plano B de entrega das mercadorias em ação. Afinal, a carga passou a ser de responsabilidade da transportadora no momento da entrega, mas a satisfação de seu cliente, não.
Aposte em soluções para a gestão de cargas e evite acidentes
É importante que você adote medidas de prevenção para que as dicas oferecidas acima não precisem ser colocadas em prática. Porém, acidentes nem sempre podem ser evitados e você precisa estar preparado. Neste caso, tenha em mãos soluções que antecipem problemas com a carga. O TMS Embarcador TMS LINCROS, por exemplo, permite que você gerencie prazos e entregas e faça o rastreamento de ocorrências.
Por meio de um único painel é possível acompanhar informações relacionadas ao rastreamento das entregas de todas as transportadoras e dos Correios, permitindo que a sua empresa tenha proatividade na gestão das entregas e das ocorrências de transportes. Com recursos de conectividade com os sistemas das transportadoras (EDIs), tecnologias de apontamento Web e mobile, o TMS LINCROS garante a gestão de ocorrências e prazos de todos os perfis de transportadoras.
Além disso, é indispensável manter uma comunicação eficiente com o seu cliente para que, em caso de atrasos devido à execução do plano B, você consiga comunicá-lo sobre esta possibilidade ou necessidade de atraso. Isso reduz a probabilidade de uma má aceitação e até mesmo da desconfiança em relação a sua empresa, garantindo a entrega mas explicitando a necessidade do atraso dela. Contate a LINCROS e saiba como o TMS LINCROS pode ajudar você a aprimorar a comunicação com o seu cliente em relação às informações sobre transportes.