Falta de orçamento para investir na logística? Entenda o que fazer

Seu orçamento está enxuto e você já não sabe como melhorar o processo logístico? Veja aqui algumas dicas para garantir produtividade e controle ao seu negócio.


Em contrapartida aos altos custos logísticos, muitas vezes o orçamento desse setor não é o ideal. Com a crise, o orçamento para investir na logística com certeza ficou ainda mais enxuto. E para garantir o bom funcionamento das entregas é fundamental unir a proatividade do time e boas práticas de gestão.

Entenda, neste post, o que fazer para driblar seu orçamento enxuto de logística e garantir ótimos resultados para a sua operação.

Reavalie fornecedores

Um dos grandes problemas das indústrias que contam com frota terceirizada é manter um bom controle das atividades executadas pelos fornecedores. Muitas vezes, alguns ajustes pontuais neste relacionamento podem driblar a falta de orçamento para investir na logística. Por exemplo: com a solução de gestão de fretes da Lincros muitas empresas otimizaram seus custos ao automatizar contratação e auditoria dos fretes. Além de incluir indicadores no sistema para filtrar os fornecedores na hora da cotação, o sistema compara tabelas vigentes e audita absolutamente todas as notas.

Esse último fator é, inclusive, apontado por muitas empresas como a funcionalidade mais aderente quando o assunto é redução de custos. Por conta do volume de fretes, empresas que não contam com automação fazem a auditoria apenas por amostragem, o que não filtra totalmente erros de pagamento. Com o sistema de auditoria, no entanto, em poucos minutos todos os documentos são verificados e qualquer inconsistência apontada. O resultado é o fim de pagamentos em duplicidade ou de valores errados, além de menos tempo gasto no processo.

Essa redução de custos é fundamental para quem tem pouco orçamento para investir em logística, porque garante o direcionamento perfeito do budget.

Ebook Auditoria de Fretes

Integre departamentos

Estabeleça também uma conexão com outras áreas fundamentais para a logística. Dados integrados com a área comercial e de estoques é essencial para que se ganhe produtividade e tempo na hora de traçar rotas e planejar entregas.

Neste processo, muitas melhorias podem ser identificadas, que tornam os investimentos mais assertivos. A organização dos produtos no estoque, por exemplo, tem fator determinante para agilizar o momento de carga e descarga.

Tenha bons parceiros para investir corretamente

Outro fator que pode resultar em orçamento mal direcionado é a escolha de fornecedores de tecnologia, antes de automatizar sua gestão logística, conheça e compare soluções desenvolvidas especificamente para essa área. Sistemas genéricos tendem a não aderir ao processo de distribuição, exigindo muitos ajustes na rotina e complicando ainda mais o controle logístico.

Já parceiros de tecnologia que contam com times de especialistas em logística e desenvolvem soluções para todas as etapas deste processo tornam a automatização um fator de extrema importância. Isso é fundamental para otimizar seu orçamento e garantir um comparativo de diversos fatores da logística, da escolha do fornecedor de frete até o acompanhamento das rotas.

Quer saber mais sobre como otimizar seu orçamento e como a Lincros pode auxiliar sua empresa neste processo? Converse com nossos especialistas e confira exemplos reais de redução de custos.

Gold Pão garante rotas mais inteligentes com sistema Lincros

Imagem: NORTHFOLK on Unsplash

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.