Reduzir custos logísticos é sempre uma das principais prioridades da empresa e o desafio de qualquer gestor. Não importa a área de atuação, o segmento ou o porte da empresa. Diminuir gastos com operações e processos é sempre uma preocupação e um software de roteirização automatizada pode mudar essa realidade.
No setor logístico, esse é um ponto muito importante. Difícil de ser alcançado dado o alto número de variáveis envolvidas no processo. Porém, totalmente possível quando se tem as ferramentas certas em mãos.
Porque ter uma solução de roteirização automatizada?
Uma das atividades que ajudam os gestores na redução dos custos é a roteirização de entregas e coletas, um processo fundamental para a composição do orçamento final, que quando é feito de maneira eficiente e qualificada pode ajudar nas finanças da organização.
Existem diversas formas de definir boas rotas de transporte – por meio de sites e navegadores online de pesquisa em mapa ou planejadores gratuitos. No entanto, nenhuma delas se compara ao uso de um sistema de roteirização automatizada que otimiza a escolha dos melhores trajetos, elimina diversas operações manuais e permite uma ação muito mais estratégica e menos custosa para as empresas.
Para saber mais sobre como reduzir custos logísticos de uma empresa de transporte ou embarcadores por meio de um software de roteirização eficiente, continue lendo esse post.
Confira os últimos posts sobre Roteirização:
Por que minha empresa deve ter um software de roteirização?
Por que é importante identificar desvios de rota?
Custos com transporte
Como os custos de transporte são amplos, vamos nos referir aqui a três principais objetivos: otimização de trajeto, de tempo de viagem e de custos de viagem. Na otimização de trajeto, o roteirizador da plataforma faz um cálculo para diminuir a quilometragem rodada de toda rota a ser percorrida pelo motorista e por toda a frota. Para esse cálculo, o roteirizador considera o retorno à origem, restrições de trânsito, horários e clientes.
Para otimização do tempo de viagem, o roteirizador calcula a viagem da frota ou de uma determinada parte dela, com o objetivo de melhorar o tempo de deslocamento de cada veículo. Ao longo do trajeto, o sistema verifica esta informação e pode se realimentar para saber se é ou não necessário alterar a rota para manter o objetivo de levar menos tempo para percorrê-lo. Alguns softwares selecionam também o tipo de veículo a ser utilizado na rota.
Na otimização de custos de viagem, ao fazer o cálculo automático, o sistema leva em consideração o preço, prazo e distância entre destinos, permitindo que a empresa diminua os quilômetros viajados, reduzindo consumo de combustível, pedágios e manutenção da frota, e realize entregas mais eficientes nos prazos acordados.
Custos com manutenção
Em uma roteirização automatizada, o próprio sistema, a partir das suas pendências de distribuição, escolhe as frotas compatíveis com o perfil da entrega, definindo o número de veículos certo – ou mínimo – para atender à demanda. Isso também leva a redução de custos com manutenção – afinal, menos caminhões rodando significa menos recursos destinados à reparação de danos na frota.
Custos devido a restrições de entrega
Existem diversos fatores que demandam atenção no momento de traçar o melhor trajeto para o transporte de uma carga. É preciso verificar se o produto é perecível e se a região tem algum tipo de restrição de horário para o tráfego de veículos com determinado tamanho, por exemplo.
Por meio de um sistema de roteirização você não precisa se preocupar com essas questões. O software roteirização automatizada oferece automaticamente a melhor rota levando em consideração todos os pontos que podem prejudicar uma viagem que tem tudo para ser bem sucedida.
Custos com avarias
Um sistema realmente inteligente permite realizar o estufamento de cargas juntamente com a roteirização. O que leva a empresa a eliminar custos com avarias. Além de devoluções e reentregas, afinal as distâncias percorridas ao longo do dia impactam diretamente no custo da rota.
A funcionalidade garante que o veículo não ultrapasse a capacidade dos veículos. Controlando peso e cubagem e, também, que as mercadorias sejam acomodadas respeitando suas dimensões. Além dos limites de peso, empilhamento, rotação, restrições de produtos e agrupamentos de entregas.
Tudo isso aumenta a probabilidade dos produtos chegarem ao destino final sem qualquer dano. Evitando maiores despesas e possíveis prejuízos para a empresa embarcadora.
Custos com jornadas extras
Com um roteirizador eficiente integrado ao módulo de gestão de entregas, você consegue ter monitoramento em tempo real. E ainda, rastrear por meio de GPS a jornada do motorista, visualizando o trajeto planejado versus o trajeto realizado.
Assim, você evita jornadas extras de trabalho e ainda controla a qualidade e eficiência dos serviços de transporte.
Custos com tempo de trabalho
Por meio de um roteirizador é possível definir a melhor rota de entrega de forma muito mais rápida. Isso ajuda a reduzir tempo de trabalho e, consequentemente, custos para realização de uma atividade morosa como essa.
O que queremos dizer com isso? Antes uma equipe logística levava horas tentando localizar um trajeto mais econômico. Para que atendesse ao prazo acordado com o cliente, e depois outras tantas para organizar os resultados em planilhas manuais. Agora ela pode fazer isso em apenas 15 minutos e com muito mais precisão.
Portanto, a nossa dica para você é: conheça o sistema de roteirização da Lincros. Com ele, é possível automatizar o seu planejamento de entrega e otimizar a escolha das melhores rotas para o transporte. Aumentando a eficiência desse serviço e a satisfação dos clientes, diminuindo custos relativos a toda operação de entrega.