Trabalhar com a gestão de frotas, principalmente quando se trata de uma empresa com muitos caminhões, é um desafio constante. Há muitos fatores a serem considerados em relação a manutenção, gerenciamento e controle como um todo. Na maioria das empresas, essa gestão é feita manualmente, ou não é feita. É comum que problemas relacionados a manutenção não sejam previstos, mas sim resolvidos depois que ocorrem. É por isso que existe a necessidade de adotar sistemas de gestão de frotas.
Serão eles os responsáveis por manter todos os dados dos caminhões e enviar alertas sobre a necessidade de ações em relação a eles.
Funcionalidades do Software para gestão de frotas
A principal razão de ter um software para gestão de frotas como aliado é a organização dos processos. Quando todas as informações estão em um só lugar, fica simples realizar o gerenciamento de tarefas e executar ações. Veja com detalhes cada uma das funcionalidades:
Gestão de manutenção
Qualquer equipamento, para que funcione, bem necessita manutenção constante. Quando o assunto envolve veículos, mais ainda. O desgaste natural de pneus e peças torna a manutenção periódica ainda mais necessária. No entanto, com outras atribuições, é difícil saber o momento certo para realizar esses ajustes. Por meio do software esse controle é feito automaticamente, inclusive indicando a necessidade de rodízio de pneus, trocas de óleo, etc.
Controle de multas e documentos
O software para gestão de frotas é um banco de dados do veículo. Nele também consta toda a documentação, histórico de multas e outros eventos ocorridos com o caminhão. Além da praticidade, essa funcionalidade faz a diferença porque permite uma visão ampliada sobre a situação do caminhão e possibilita realizar análises e comparações.
Gestão de abastecimento
Os dados coletados pelo software também permitem ter uma previsão mais próxima da realidade sobre os custos com abastecimento. Com base nos gastos anteriores e no custo do combustível, o gestor pode fazer previsões de custo e tomar atitudes caso o gasto esteja além do comum. Se um dos caminhões, por exemplo, está gastando mais do que os outros, pode ser que haja algum problema mecânico ou a necessidade de substituí-lo.
Como implantar o sistema para gestão de frotas?
A implantação do sistema para gestão de frotas é bastante simples, visto que não necessita de ampla mobilização de funcionários. Como é uma ferramenta útil principalmente para a equipe de gestão, a necessidade do uso do software é percebida facilmente. O sistema para gestão de frotas irá facilitar, agilizar e otimizar o trabalho. Após a sensibilização dos funcionários sobre a necessidade, basta realizar um treinamento e consolidar o processo de adaptação da equipe.
Caso tenha interesse e queira saber mais sobre o sistema para gestão de frotas, entre em contato conosco.