A logística envolve uma série de cuidados e ações que visam o melhor desempenho na cadeia de produção e trasporte. A tecnologia pode ser uma aliada dos gestores e evitar problemas logísticos na distribuição de mercadorias. Isso significa garantir a integridade da carga, no prazo estabelecido e com o menor custo possível.
A etapa de distribuição continua sendo fundamental para que o produto certo e na quantidade certa chegue na hora marcada ao local de entrega da maneira mais rentável. Para isso, as informações de venda precisam estar organizadas. Pedidos, contratos e notas fiscais devem estar acessíveis para consulta do gestor, e se possível, aninhados no mesmo local. Sistemas de gestão empresarial estão se tornando populares porque conseguem organizar esses dados de maneira eficiente no mesmo local.
Uma boa comunicação entre equipe de operações e central também evita problemas logísticos na distribuição. Esse diálogo pode ser por meio de ligações telefônicas, ou mesmo mensagens instantâneas. Algumas empresas usam soluções para economizar nessas ligações, já que a comunicação é feita via internet por meio de aplicativos desenvolvidos especialmente para o setor.
Outra ferramenta bastante utilizada é o roteirizador, uma ferramenta de planejamento de rotas capaz de sequenciar rotas mais otimizadas e reduzir custos de transporte. Já os programas para gestão de entregas apontam a localização em tempo real da frota e são capazes de estimar o tempo previsto das operações, além de outras funções. Há também ferramentas como o GPS, que evitam desvio de rota acidentais por desconhecimento do caminho.
Ficou com alguma dúvida de como evitar problemas logísticos na distribuição com ajuda da tecnologia ou quer contribuir para o debate?