Essa situação é mais comum do que se imagina e precisa ser tratada com eficiência se a empresa deseja se tornar mais competitiva e eficiente. Além disso, é cada vez mais importante ter um processo bem definido de entregas para a satisfação do consumidor.
Se você está sofrendo com atrasos nas entregas realizadas pelos seus parceiros logísticos, veja aqui algumas boas práticas para acabar com o problema.
1– Seja mais eficiente na contratação do parceiro logístico
A competitividade é uma realidade em qualquer setor da economia e não é diferente na logística. Em meio a tantas distribuidoras disponíveis no mercado, como escolher a mais eficiente para o seu negócio?
Esse é o primeiro passo para acabar com os atrasos nas entregas. Para garantir bons parceiros, seja você a dar as cartas na hora da contratação. Ou seja: ao realizar a cotação de frete, defina alguns indicadores e pré-requisitos para garantir que apenas empresas com a estrutura necessária à sua realidade participem da cotação.
Também é importante apoiar-se no histórico de negociações e serviços já realizados pelas transportadoras anteriormente à sua empresa. Se o seu processo de cotação de fretes é automatizado e gerenciado por uma plataforma de gestão integrada da logística, o cruzamento de dados indicará quais fornecedores são mais eficientes e quais resultaram em problemas anteriores.
2– Tenha visibilidade da operação
Ainda é comum que empresas que terceirizem a operação logística não se preocupem em acompanhar a rotina de entregas. Se sua empresa visa ser mais eficiente e reduzir tempo e custos na entrega, precisa estar atenta à rotina de distribuição. Atualmente, mesmo em processos de entregas realizados por parceiros é possível acompanhar a distribuição de pedidos.
Para isso é importante ter uma boa negociação na hora da contratação, garantindo que a distribuidora irá utilizar uma boa solução de gestão de entregas, que possa ser acompanhada pela sua central.
Essa comunicação com a frota em tempo real ajuda a reduzir atrasos nas entregas das seguintes formas:
Menos devolução em entregas com restrição:
As chamadas janelas de entregas referem-se àqueles clientes que possuem dias e horários específicos para o recebimento de pedidos. Quando existe esse tipo de entrega na sua rotina, ela precisa ser priorizada no momento da construção da rota. Se a sua empresa acompanha tanto o processo de roteirização quanto a distribuição da mercadoria pode dar prioridade às entregas com restrição e monitorar este processo.
Além disso, realizar a roteirização das entregas a partir dessas janelas ou restrições garante o melhor aproveitamento dos insumos, possibilitando ao parceiro realizar mais entregas em um mesmo raio de deslocamento.
Em eventuais atrasos, é possível contatar o cliente e negociar a entrega, evitando a devolução do pedido. Ou, ainda, informá-lo quando seu pedido entra na fase de last mile, agilizando a descarga.
Paradas não programadas:
Já imaginou quanto tempo de atraso ocorre nas entregas pelo simples fato de que não há um monitoramento efetivo da distribuição? Sem um bom sistema logístico, seus parceiros não terão o apoio necessário para tratar paradas não programadas e nem haverá compliance na operação, quando sua empresa possui dados transparentes para negociar descontos por conta de atrasos, por exemplo.
Por isso, monitorar a rotina de entregas é uma forma eficiente de elevar a qualidade nas entregas, dando mais transparência ao processo de distribuição.
Gaslog garante ganhos com produtividade e previsibilidade dos fretes
3– Atue de forma eficiente no last mile
O atraso nas entregas ainda é uma das principais reclamações do consumidor. Em 2020, por exemplo, o site Reclame AQUI registrou um aumento de 84,6% nas reclamações sobre esse problema, em relação a 2019. Ou seja: o consumidor está cada vez mais exigente e a entrega tem fator decisivo em seu processo de satisfação.
Quando seu parceiro logístico não está atento aos atrasos nas entregas é a sua empresa que perde cliente. Portanto, atuar no last mile, ou seja, na última etapa da entrega, é uma estratégia cada vez mais necessária. Grandes empresas, inclusive, já realizam o gerenciamento das entregas, mesmo quando a logística fica a cargo de distribuidoras terceirizadas.
Para isso, invista não apenas em relações transparentes e duradouras com seus parceiros distribuidores, mas também crie campanhas para integrar a comunicação entre logística e pós-venda.
Ao monitorar o processo de entrega através de um software de gestão logística, sua empresa pode, por exemplo, emitir alertas via e-mail ou sistema de mensagem informando ao cliente o status da entrega. Assim, além de manter o consumidor mais satisfeito, consegue levantar um histórico eficiente do processo logístico monitorando, inclusive, possibilidades de melhorias.
Quais as práticas que a sua empresa já adota para gerenciar o processo logístico e reduzir atrasos nas entregas dos parceiros?
Para saber mais sobre as possibilidades que comentamos neste post, entre em contato com os especialistas da Lincros e entenda melhor como a tecnologia tem papel fundamental no processo de gerenciamento de entregas.