O distribuidor tem sido muito cobrado por seu nível de serviço, tanto pelas indústrias que representa quanto por seus clientes varejistas (PDV). Para atender as expectativas e exigências cada vez maiores, gestores estão buscando métodos para aumentar a produtividade nas entregas. Neste post, daremos algumas dicas para ajudar sua distribuidora a driblar alguns obstáculos e alcançar índices maiores de produtividade.
Roteirizar de forma inteligente
Um roteirizador pode aumentar o número médio de entregas por veículo e reduzir as entregas não realizadas por falta de tempo. Essa tecnologia serve para calcular rotas otimizadas que podem diminuir a quantidade de quilômetros percorridos e também o desgaste do caminhão e do próprio motorista.
Carregar o caminhão da maneira correta
Ajustar a ordem de carregamento do veículo à ordem de entregas reduz o tempo de descarga em cada PDV. Além disso, também pode reduzir erros de entrega, avaria e consequentes devoluções.
Monitorar entregas e frota
Acompanhar onde a equipe está e qual a situação das entregas, em tempo real, pode fazer toda a diferença. Identificar desvios de rota, tentativas de roubos de carga, erros de entrega, paradas não programadas e devoluções dão aos gestores responsáveis pelas entregas base para tomada de decisões mais assertivas quando for preciso entrar em ação.
Medir a produtividade
É preciso primeiro definir os indicadores mais importantes conforme a necessidade da sua empresa. Usar sistemas que coletem dados e permitam a análise posterior em forma de relatórios e gráficos pode ajudar nessa etapa. Este tipo de ferramenta é muito útil para encontrar problemas e/ou falhas e aumentar a produtividade nas entregas.
Dialogar com a equipe
Gerenciar pessoas é uma tarefa complexa que pode influenciar a produtividade de sua equipe e, consequentemente, das entregas também. Por causa disso, mantenha um diálogo aberto com seus colaboradores, seja para esclarecimentos, orientações, feedbacks ou alinhamento.
Que outra ação você acredita que pode aumentar a produtividade nas entregas de uma distribuidora atacadista?