Como Acertar na Contratação de Frete para Alimentos

Já aconteceu de você se perder em meio as ligações e e-mails para contratação de frete? Ou lidou com diversas transportadoras que não possuem um padrão de tabela de frete?


 

Diversas vezes, a centralização de informações de embarcadores é gerida por planilhas e tabelas. O que, de certa forma traz morosidade aos processos na operação logística de transportes. E parando para analisar, os custos com todo o tempo utilizado para a análise destas tabelas e o custo de um analista para realizar essa etapa, podem ser inviáveis para um setor de logística com eficiência.

Esse é um cenário muito comum entre os embarcadores do setor alimentício, devido à quantidade de tabelas de fornecedores de transportes para análise. Mas esse cenário pode ser evitado e otimizado pensando em boas práticas de mercado.

Quando o assunto é transporte, em especial no setor alimentício, é fundamental planejar de forma assertiva a execução das atividades logísticas a fim de escolher o melhor frete por pedido.

Afinal, o custo do setor logístico é elevado em consideração aos demais setores. E esta conta afeta principalmente os embarcadores, distribuidores e, por fim, pensando no destino final, o consumidor.

Nesses casos do setor de transportes no setor alimentício, é necessário levar em conta os cuidados especiais. Como veículos que atendam as necessidades do produto a ser transportado, gerenciamento de riscos aos motoristas, profissionais qualificados para o seu manuseio e um planejamento de rotas eficiente que cumpra os prazos de entrega.

Caso contrário, sem uma decisão assertiva sobre o melhor tipo de frete para o transporte de cargas, você terá um custo maior na distribuição e não terá o melhor serviço adequado ao seu negócio.

Processos manuais, podem custar caro na contratação de frete

Você ainda faz consulta de fretes, com muitas transportadoras, de forma manual como mencionamos acima?

Se cotações e negociações de frete, realizadas por e-mail e telefone, fazem parte do dia a dia do seu departamento é necessário repensar os processos e entender o quão eficiente e ágil está seu processo de contratações CIF e FOB.
 

O processo manual de contratação de transportadoras é pouco produtivo e muito suscetível a erros. E ainda, é a principal pedra no sapato de diversos embarcadores.

Com a  limitação de transportadoras devido a dificuldade no gerenciamento, a conta frete elevada é a realidade de muitas empresas que organizam seu frete de acordo com o perfil de carga e região atendida.

Pois hoje, existem cenários com inúmeros funcionários durante diversas horas focados num processo moroso e manual, que atualmente, pode ser realizado via cruzamento eletrônico de dados. O pior é que, toda tomada de decisão manual trará custos adicionais não previstos, aumento do tempo operacional, e escolhas que não são as mais econômicas possíveis.

Como otimizar minha gestão e contratação de frete?

Ao enfrentar os processos de contratação, solicitação e aprovação de frete, existem diversos desafios rotineiros. Mas afinal, como otimizar isso?

Atualmente, existem soluções TMS que realizam a contratação automatizada de fretes. Nesta solução, é possível realizar a seleção e substituição das transportadoras que melhor atendem a seus requisitos e exigências. Os registros se tornam centralizados na plataforma, e as alçadas de aprovação de frete podem ser previamente definidas por gestores ou decisores da área.

Além de:

  • Reduzir o tempo destinado à organização e solicitações de frete;
  • Otimizar o tempo com cálculos de frete, verificação de listas de prazos das transportadoras e comparação de tabelas; 
  • Todas as tabelas serão padronizadas;
  • Ordem de coleta automática;
  • Aumento do poder de tomada de decisão.

Decisões rápidas, definidas em informações centralizadas e no menor custo possível. Esse é o cenário de como tem sido o dia a dia de grandes players do mercado em segmentos como o alimentício, agronegócio e químico, com a Lincros.

São Salvador Alimentos investe em automação da estrutura de logística

Vantagens de um gerenciamento de fretes

Redução de custos

Alcance uma redução de custos na sua operação, com informações centralizadas e facilite a tomada de decisão para a escolha do melhor frete por pedido.

O controle e a possibilidade de análise de novas tabelas de frete, com simulação de preços na base histórica, reduzem a possibilidade de pagar um valor indevido ao frete.

Aumente a agilidade e produtividade da sua operação! A centralização de todas as solicitações de fretes, tanto na gestão das tabelas quanto nas aprovações, aumentam a produtividade e tomada de decisão do embarcador sob a equipe do setor de logística.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Solicite contato com um de nossos consultores neste link e tire suas dúvidas e melhore os resultados da sua operação logística de transportes.

Revista Digital Logística de Alimentos

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.