Transformação logística: Saiba quais são as principais tendências

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Saiba quais são as principais tendências para a transformação logística: Você já parou para analisar como o avanço da tecnologia transformou a logística no Brasil e no mundo? Por exemplo, se antes as compras pela internet eram vistas com maus olhos pelos clientes, hoje mais de 55 milhões de consumidores fizeram ao menos uma compra online em 2017. A transformação digital não é algo somente para o futuro. Ela acontece constantemente. Todos os dias somos expostos a novas tecnologias e temos processos que são melhorados graças à utilização de softwares personalizados.

O estudo Logistics Trend Radar 2018/19 realizado pela DHL, elenca vários pontos em que a transformação logística impactará. Muito além de novas tecnologias, a importância de manter o foco do cliente será ainda mais importante, sem deixar de se preocupar com outros pilares, como: sustentabilidade, tecnologia e pessoas.

A transformação logística e o impacto na sustentabilidade

Quando falamos de transformação logística, é essencial que o avanço tecnológico acompanhe ações que foquem reduzir a poluição e a produção de resíduos, mantendo o propósito de logística verde e consciente. É possível pensar sobre a escolha de alternativas como veículos elétricos e uso de combustíveis que causem menos danos ao meio ambiente.

A tecnologia como aliada das pessoas

A automatização e a utilização de sistemas interligados para a melhoria dos avanços na cadeia de suprimento traz as evoluções tecnológicas como facilitadoras de tarefas operacionais e repetitivas, pois permitem que os trabalhadores dessa área foquem suas habilidades em entender o gerenciamento e assim acompanhem o ritmo de constante inovação do mercado.

Inovação com o foco do cliente

Quando falamos em transformação logística, muitas ideias e especulações surgem. As novas tecnologias, como drones, IOT (internet das coisas) e impressoras 3D já apontam um novo futuro para o segmento. A Amazon, gigante de comércio eletrônico, já realizou alguns testes de entrega por drones, assim como outros países como Rússia e Inglaterra também já se aventuraram por essas experiências.

Muitas são as possibilidades quando pensamos em transformação logística no Brasil e no mundo. Os desafios para que o futuro do segmento acompanhe a inovação mundial e passe a ser cada vez mais sustentável, seja por meio de drones ou veículos elétricos, devem tornar o mercado de logística ainda mais competitivo, já que o foco continua sendo a experiência do cliente.

Você tem dúvidas sobre como a transformação logística pode impactar seus negócios?

Então se inscreva na nossa newsletter para ter acesso a todo o conteúdo do blog!

Texto criado pela colaboradora Thaís Regina Ferreira.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.