Tendências de logística para 2020

Tendências logísticas para 2020. Você já parou para pensar o quão grande e importante é o setor de logística? Sem ele, nada funciona. Afinal, é a área responsável por intermediar operações entre várias áreas do mercado e ainda implica diretamente na satisfação do cliente. Para estar sempre parelha às necessidades do mercado, é essencial ficar de olho nas tendências logísticas.

Por essa razão, é indispensável que os profissionais de logística estejam de olho nas tendências logísticas no Brasil e no mundo. Isso é questão de sobrevivência em um setor que está em constante evolução. Nesse sentido, a busca por inovações e desenvolvimento de soluções diferenciadas para tornar as empresas mais competitivas não para. 

À medida que a logística assume um papel mais estratégico dentro das empresas, seus processos se desenvolvem e, com eles, a tecnologia é usada para aprimorar cada vez mais as operações. Já é possível saber o que se pode esperar para os próximos anos no que diz respeito à tendências logísticas mas afinal, como ter sucesso nas operações logísticas no próximo ano?

Sabe-se que sucesso é algo relativo e que não há uma fórmula mágica para que o mesmo aconteça. Mas também, o sucesso não é impossível de ser alcançado. Basta se adaptar e ter um planejamento eficiente para um ano de grandes resultados!

Planejamento Logístico

É de extrema importância planejar seu ano. De nada adianta existirem diversas novas tecnologias se sua operação logística não se planeja e inova. Ao planejar, você consequentemente evita o chamado “paradigma do bombeiro”, que visa os apagões de incêndios nas operações.

Quanto mais planejamento houver, menos incêndios você terá de apagar. Nisso ainda, é necessário que toda sua equipe esteja ciente das mudanças e dos protocolos e que trabalhe com um mesmo propósito: cumprir o planejamento e atingir as metas. 

De nada adianta você possuir um roteirizador para o planejamento de rotas se na hora da execução do transporte seu motorista não siga o que foi planejado, por exemplo. Por isso, é necessário que haja conectividade entre os subsetores da equipe.

Ultrapasse as barreiras de mobilidade e visibilidade

Atualmente, muitas empresas tem receio de se mostrar ou apresentar seus dados ao mercado. Demonstrar a eficiência da sua operação logística e como ela atua no mercado é extremamente importante para quem quer tê-lo como fornecedor. O futuro é da colaboração, do compartilhamento e da conectividade.

As barreiras de mobilidade são as mais importantes de serem ultrapassadas. Diversas empresas tem receio de disponibilizar smartphones aos seus motoristas com medo que sejam quebrados ou danificados. Pensamento este, que não se torna viável perante as tecnologias que estão surgindo.

O futuro é a mobilidade interativa por comando de voz entre motorista e dispositivos internos nos caminhões. Mas antes que ocorra a interação, a comunicação deve ser móvel. Para que quando o momento da interatividade chegar, sua operação esteja preparada.

Cadeia Conectada

A Cadeia Conectada já não é mais uma tendência mas continua sendo um dos pontos principais para uma logística de transportes de excelência. Atualmente, é de grande importância a centralização de informações para a tomada de decisão e com isso, há a necessidade de softwares que se conversem e estejam integrados entre si.

Um dos maiores benefícios de uma cadeia logística conectada é o aumento da lucratividade para a empresa. O trabalho das equipes e setores envolvidos é otimizado e cada uma das tarefas é exercida de maneira articulada e planejada para oferecer as melhores condições para o orçamento da empresa.

Evite Desperdícios Conhecidos

Existem diversos tipos de desperdícios que podem acontecer no setor de logística de transportes, como: estoques desbalanceados, superprodução, transporte desnecessário, etc. Desperdícios esses que podem ser evitados com utilizando o primeiro tópico deste artigo, o Planejamento Logístico.

De maneira sistêmica, há uma maior facilidade na resolução destes empecilhos. Verificando as causas e impactos sobre toda a operação logística.

Compartilhamento de Cargas

Como já mencionado, estamos na era da conectividade e por isso o termo de “uberização” de cargas, colaboração ou compartilhamento se tornará cada dia mais comum. Ainda não é um conhecimento muito difundido no mercado mas já é a aposta de diversas como principal tendência e foco para o próximo ano.

Entre os benefícios listados sobre o compartilhamento de cargas, o foco principal é a redução de custos com o transporte para que seja melhor aproveitado a ocupação dos veículos. Mas ainda, pode-se citar diversos outros benefícios, como redução de CO2 na atmosfera, redução de custos com armazenamento, etc.

Para mais informações sobre o futuro da colaboração de carga, você pode acessar nossos conteúdos específicos sobre o assunto, neste link.

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: