Visão geral do status de entregas ajuda na tomada de decisão?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Com um overview das operações, é possível tomar decisões com muito mais assertividade e segurança. É disso que falaremos nesse post: visão geral do status de entregas. Para quem não dispõe de muito tempo para a análise, um sistema de gerenciamento que entregue relatórios automatizados é uma alternativa interessante.

Decisões que antes seriam tomadas com base em dezenas de relatórios confusos e complexos podem ser apoiadas por gráficos, indicadores e estatísticas, geradas por uma ferramenta de gestão de entregas. Bom para o diretor da empresa, que diminui a probabilidade de erro. E ainda, bom para os gestores de entrega, que vêem seu trabalho reconhecido e útil dentro da empresa.

Algumas falhas na supply chain que podem ser detectadas por causa da visão geral do status das entregas são:

Problema da indústria fornecedora

O atraso na entrega de produtos da indústria para o fornecedor pode ser um dos motivos para a demora nas entregas aos varejistas. Nesse caso, recomendamos diálogo com a indústria para que o problema seja logo resolvido. Produtos com defeito, fora do prazo de validade e embalagens com avarias também são problemas encontrados logo no início da cadeia que, se não corrigidos, trarão custos extras para todos os envolvidos.

Falta de estrutura do armazém

Se os colaboradores não têm uma boa estrutura para gerir os pedidos e carregar os veículos, o nível de serviço deixará a desejar. Aqui, pode ser detectada a necessidade na mudança do layout. Ou até mesmo na aquisição de máquinas, computadores, ou até mesmo a revisão do processo logístico dentro do armazém.

Os principais problemas que um armazém mal estruturado trazem são os erros e atrasos nas entregas. O que resulta em um grande número de devoluções de mercadoria.

Erro humano no status de entregas

Equipe mal preparada é mais suscetível a erros. Criação de pedidos, separação dos produtos, carregamento do veículo e entrega são atividades que necessitam da interferência humana. Mesmo que haja tecnologia de ponta disponível, se ela não for usada adequadamente, não servirá para muita coisa. Por isso, recomendamos treinamentos regulares, reuniões para feedback e muito diálogo.

Necessidade de aumentar a frota 

Outro aspecto a ser analisado profundamente é o número de veículos para atender a demanda das entregas. Investir no aumento da frota é uma decisão que requer dados e informações sobre o processo de entregas da empresa.

Quando todas as outras etapas do processo estão bem ajustadas e funcionando e, mesmo assim, os atrasos nas entregas são constantes ou os motoristas estão a ponto de serem sobrecarregados, é sinal de que a compra de veículos pode ser uma solução. Como o investimento é alto, nada melhor que fazê-lo baseado em números reais da sua empresa.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.